Aconteceu na manhã de quarta-feira (18/09), no Rancho Varre-Sai, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. A palestra foi ministrada pelo 2º sargento do 29º BPM Arly Batista Pires, juntamente com a cabo Catharina Gurgel Ribeiro, do Programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida e foi direcionada para guardas municipais, agentes comunitários de Saúde e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social. 

O trabalho de orientação sobre o tema foi solicitado à Polícia Militar pela Prefeitura de Varre-Sai, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Trabalho e Habitação, de Gabinete e de Saúde.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, fez a abertura do evento, acompanhado dos secretários municipais de Assistência Social, Isabela LouvainFabri Moraes, de Gabinete, Vinicius Oliveira Dutra e de Saúde, Rafael Fabbri.

“Agradeço a disposição da Polícia Militar em estar aqui hoje falando desse tema tão importante. O agente comunitário  entra nas residências e poderá apoiar as famílias e os guardas municipais, na maioria das vezes, são os primeiros a prestarem atendimento às famílias em caso de violência. Tenho certeza que essa palestra vem capacitar vocês ainda mais para atuarem nos casos de violências domésticas que são inaceitáveis”, afirmou o prefeito.

O Programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida foi iniciado no final de agosto e estendido para todo o Estado. Cada batalhão tem uma patrulha com o objetivo de evitar o feminicídio na região e prestar acompanhamento  das vítimas de violência doméstica pós-ocorrência, junto à rede de Assistência à Mulher.

O programa engloba palestras, bem como visitação às vítimas e a proximidade com o Judiciário e Ministério Público para o atendimento de uma maneira mais eficaz.

“Hoje apresentamos um resumo da Lei Maria da Penha para que os guardas e agentes comunitários possam identificar os casos em Varre-Sai e orientar as vítimas como proceder nas ocorrências”, explicou o sargento Arly. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here