A Secretaria Municipal de Educação vem tendo importante participação nos trabalhos de auxílio à população afetada pelas fortes chuvas que caíram sobre Itaperuna, nessa segunda quinzena de janeiro, e que colocaram o município em “Situação de Emergência”. Logo no início da crise, a pedido do prefeito Dr. Vinicius, a Secretária Saionara Rabelo da Silva fez ver a seus comandados da necessidade de voluntários para atuação junto às equipes de socorro e acolhimento, no que foi atendida prontamente por funcionários de todos os setores, recebendo o apoio de diretores, professores, funcionários administrativos, motoristas, merendeiras e serventes, entre outros.

Mas a participação da SME não se restringiu, apenas, à cessão de pessoal; disponibilizou, também, à Defesa Civil, uma frota de cinco (5) ônibus, três automóveis e uma caminhonete S10 com uma dezena de motoristas colocados à disposição 24 h das equipes envolvidas nos atendimentos aos necessitados, participando das missões de entrega de colchões, cestas básicas, água mineral, hortifrutigranjeiros, material de limpeza e quentinhas. Além disso, mobilizou seu efetivo de psicólogas e assistentes sociais para assistir as famílias acomodadas nos abrigos temporários providenciados pela Prefeitura, localizados em cinco escolas (quatro delas municipais e uma estadual).

Na sexta feira, 31 de janeiro, 126 pessoas ainda permaneciam nesses abrigos temporários. Sessenta e sete (67) na Escola Municipal José Rodrigues de Almeida Graça, no distrito de Nossa Senhora da Penha; trinta (30) na Escola Estadual Deputado José de Cerqueira Garcia, em Retiro do Muriaé; vinte e uma (21) na Escola Municipalizada CIEP 467 Henriette Amado, no bairro Boa Fortuna; seis (6) na Escola Municipal Sítio São Benedito, no bairro Fiteiro, e duas (2) na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, na Cehab.

Por causa da utilização dessas unidades escolares para acomodação dos atingidos direta ou indiretamente pelas chuvas (os que tiveram suas casas invadidas pela água e os que não conseguiram acesso às suas residências, em virtude da cheia), a Secretaria Municipal de Educação adiou o reinício das aulas para o dia 10 de fevereiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here