Empreendedor pode adotar estratégias eficientes para usar com inteligência as plataformas digitais.

As redes sociais podem ser uma importante ferramenta para o empreendedor. Se bem utilizadas, permitem que a empresa expanda seus contatos e divulgue seus produtos para mais clientes.

Nem todo mundo sabe, porém, como turbinar os perfis do seu negócio. Com base em material preparado pelo Sebrae, veja abaixo 10 dicas para que as redes sociais se transformem em aliadas poderosas de sua empresa.

1) Olho no público-alvo

Saber o perfil de quem pode se interessar pelos seus produtos é essencial para entender como se comunicar nas redes sociais. Busque informações sobre gênero, idade, localização e renda dos seus potenciais clientes. A partir daí, vá além nesse detalhamento e chegue à persona que caracteriza quem vai comprar de você.

A persona descreve um comprador real, seus gostos, hobbies, preferências e, também, suas preocupações e possíveis insatisfações com o produto. A partir daí, você sabe exatamente com quem deve “conversar” em seus perfis. Naturalmente, será mais fácil entender como deve ser feita essa “conversa”.

2) Conheça a característica de cada rede social

Não adianta se comunicar do mesmo jeito em diferentes plataformas. Cada rede social tem uma forma bem peculiar de comunicação. Navegue pelas páginas, entenda bem como os usuários se comportam.

Saiba, também, quais as vantagens e desvantagens que cada uma traz. Algumas têm ótimo alcance, outras podem promover forte engajamento e ainda há as que são ideias para divulgação da marca.

3) Não precisa estar em todas as redes

Lembre-se da dica número 1: você precisa saber quem é o seu cliente. E isso vai lhe ajudar a entender quais são as redes sociais mais importantes para sua empresa.

Não adianta ter perfis em diversas redes se os seus clientes não estão lá. Quem é dono de pequena empresa não tem alguém para gerenciar esses perfis: é o próprio empreendedor quem faz os posts. Precisa, portanto, concentrar esforços para não gastar tempo e energia com plataformas que não geram tanto resultado.

4) Planejamento é tudo

Estabeleça metas para sua atuação nas redes. Os objetivos têm de ser atingíveis e mensuráveis, além de preverem um tempo para serem alcançados. Pode ser aumentar o número de interações, de curtidas, de fãs da página. Ou até as vendas realizadas a partir de contatos via redes sociais.

Outro item importante do planejamento é criar um calendário para suas publicações. Não suma das redes, nem deixe passar datas comemorativas que podem ser atrativas para os clientes.

5) Cuide do conteúdo

Seu perfil não precisa ser uma espécie de página de classificados de seus produtos, apenas mostrando o que está à venda sem interagir com o consumidor. Coloque-se no lugar do cliente ao produzir os conteúdos, entenda quais informações relevantes – e relacionadas a sua área de atuação – podem lhe interessar.

Não deixe, também, de ter sempre atualizadas as informações básicas de sua empresa, como telefone, endereço, dias e horários de atendimento.

6) Aposte em boas imagens

Às vezes o empreendedor se inspira e faz um texto certeiro, que convida o cliente a comprar, mas não obtém o resultado esperado. Talvez tenha faltado uma imagem interessante para acompanhar o post.

Fotos, GIFs, memes e vídeos, entre outros recursos visuais, geram muito mais engajamento nas redes sociais. Não se esqueça, portanto, de atrair o consumidor com boas imagens.

7) Não se limite à publicação

Se você apenas seguir o calendário criado lá na dica 4, publicando os posts que você tinha previsto, mas não conversar com seus seguidores, passará uma impressão de desleixo.

Sua atuação nas redes não se limita a publicar uma série de posts. Responda a perguntas, curta comentários, interaja com seus clientes. Estabelecer esse relacionamento, afinal, é o grande objetivo das redes sociais.

8) Agende seus posts

Se está tudo bem planejado, como prevê a dica 4, você sabe quando publicará seus posts. Que tal se adiantar, então, preparando-os com tempo de sobra e programando para que só sejam publicados no momento que seu planejamento ditou? Existem várias ferramentas gratuitas na internet que permitem essa funcionalidade.

É uma forma de liberar tempo em sua agenda: não precisa deixar tudo que está fazendo para pensar no post que deve ser publicado imediatamente. Também é um jeito de obedecer à dica 5, de cuidar do conteúdo. Com mais calma para produzi-lo, a tendência é de que a qualidade seja maior.

9) Inspire-se em quem faz sucesso nas redes

Algumas marcas têm muito sucesso com sua atuação nas redes sociais. Vale a pena pesquisar as estratégias de algumas dessas empresas, especialmente se forem do mesmo ramo de atuação que o seu.

A forma com que se comunicam pode servir como inspiração para que o seu negócio também aproveite os benefícios das redes. Só tome cuidado: inspirar-se na concorrência não é o mesmo que copiá-la, certo?

10) Saiba se sua estratégia está dando certo

Se você estabeleceu objetivos claros no planejamento da dica 4, tem de saber se está cumprindo essas metas. Não tem como fazer isso se não analisar com frequência seus dados.

Fique ligado no número de cliques por postagem, alcance dos posts, curtidas, compartilhamentos e cruze essas informações com horários de publicação e tipo de conteúdo. Essa avaliação permitirá que você ajuste sua estratégia para seguir crescendo.

Fonte: Globo.com

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