O Governo do Estado vai abrir 3.200 vagas no Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) para policiais militares que estavam com as promoções atrasadas. O governador Wilson Witzel (PSC) anunciou, nesta quarta-feira (22), que vai atender o pedido feito pelo deputado federal Sargento Gurgel (PSL) e pelos estaduais Renato Zaca (SDD) e Bruno Dauaire (PSC). O decreto deve ser publicado já na próxima semana.
Segundo Witzel, o curso será à distância e a grade curricular será revista: “Vou olhar o conteúdo porque não pode ser só Direito, para alimentar a indústria de cursinho. Sargento tem que ter conhecimento de liderança”, adiantou o governador.
De acordo com coordenador da bancada do Rio no Congresso Nacional, deputado Sargento Gurgel (PSL), cerca de 12 mil sargentos estão prejudicados atualmente por não serem abertas turmas desde 2015.
“Um número expressivo de policiais militares almeja essa regularização curricular para que possam ver a carreira fluir e avançarem na realização profissional. É reconhecimento ao valoroso trabalho da instituição Polícia Militar que não mede esforços para servir e proteger”, afirma Gurgel.
Sargento da reserva da PM, Renato Zaca (SDD) elogiou a disposição do governador em corrigir a injustiça: “O curso vai dar o que é de direito aos amigos que estão trabalhando na rua e tem condições de ganhar a promoção. O policial não quer a graduação de graça, ele quer ter a chance de se aperfeiçoar para ser promovido”, disse o parlamentar.
Líder do PSC, Bruno Dauaire reforçou que a abertura das vagas é a vitória para os PMs: “Ter o curso é um anseio antigo da tropa, que se dedica diariamente e merece ter condições de crescer dentro da corporação”.
Por Fabiana Paiva