Em novo decreto nesta quarta (22), o governo estadual determinou a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades das redes públicas e privadas até o dia 5 de agosto. Até a mesma data, seguem suspensas atividades com aglomeração, como shows, casas de festas, passeatas, cinemas, teatros e permanência em praias e piscinas, que não seja para atividades físicas.
Retorno de parte do funcionalismoO novo texto não trouxe grandes flexibilizações e serviu para ampliar as suspensões que já vigoravam nos últimos meses. A maior mudança foi a autorização para retorno do funcionalismo público às instalações físicas nas regiões cujo risco da Covid-19 esteja baixo, com bandeira amarela, o que é o caso da região Metropolitana, Noroeste e Baixada Litorânea. (continua após a publicidade)
Nesses locais, o trabalho remoto deve ser mantido para funcionários de grupo de risco. De acordo com o decreto, o servidor público das regiões com risco moderado (bandeira laranja), atualmente nas regiões Serrana, Norte, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía de Ilha Grande, deve trabalhar “preferencialmente” de forma remota. A preferência também é para todas reuniões administrativas no estado sejam remotas.
Outras liberações somente para as regiões de bandeira laranja são: atividade cultural ao ar livre sem aglomeração; atividades esportivas coletivas ao ar livre; comércio de rua em galerias; funcionamento de ambulantes; salões de beleza e barbearias; pousadas e hotéis; academias de ginástica.