Meus amigos e minhas amigas itaperunenses, ontem divulgamos o primeiro boletim da COVID da nossa gestão e, para a surpresa de muitos de nós, o número apresentado é muito superior ao que vinha sendo divulgado até dezembro.

A Prefeitura, através da nossa secretaria de saúde, emitiu uma Nota Oficial explicando o motivo da diferença nos números oficiais.

“A Secretaria de Saúde de Itaperuna informa que os dados divulgados nesta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, no boletim da COVID-19 somam todos os casos notificados até o momento no município.

O aumento abrupto dos números se deve à forma de contagem feita até o ano de 2020, que não levava em consideração todos os resultados de laboratórios particulares e prestadores de serviços do município, além de muitos que não tinham sido registrados no sistema da vigilância.

A Secretaria realizou uma força tarefa nas primeiras semanas de trabalho da gestão para que todos os casos notificados do município fossem divulgados corretamente nesse resultado.

O trabalho da Secretaria é mostrar à população a realidade da pandemia na cidade, que é maior do que se imagina, buscando notificações não realizadas e casos não contabilizados anteriormente.
Foi constatado uma subnotificação de casos de março a dezembro de 2020, onde foram divulgados 6.765 casos positivos, o equivalente a média de 25 casos positivos diários.

A partir de agora a Secretaria se une a todos os prestadores de serviço de saúde da rede pública, privada ou filantrópica, para que, juntos, notifiquem diretamente no e-SUS VE, que é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos do novo coronavírus no prazo de 24 horas, como estabelece a portaria 1.792 de julho de 2020.”

Fiquem todos com Deus.

Deixe uma resposta