Os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro começaram a receber neste fim de semana os kits de seringas com agulha para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Cumprindo o cronograma, a Coordenadora de Imunização Pricila Georganny, recebeu neste Domingo (17), em Porciúncula o Kit para a 1ª fase da vacinação.

A carga foi distribuída por polos regionais, com recibos de entrega, e as cidades terão que se comprometer a utilizar as seringas exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Higino Lira, o município vem se organizando para iniciar a primeira fase da vacinação. “Estamos fazendo os últimos ajustes para operacionalizar a imunização, agradeço a nosso ex-secretário Adriano, pela reforma e ampliação da sala de imunização e sala de frios com a finalidade de armazenamento e distribuição das vacinas. Nesta segunda estaremos reunindo os profissionais que serão responsáveis pelo fechamento do plano municipal de vacinação”, detalhou.

Segundo Eduardo Pazuello Ministro da Saúde, na próxima semana, o Ministério da Saúde inicia a entrega da vacina aos estados que serão responsáveis pela distribuição aos municípios. O Ministério da Saúde afirmou que após a aprovação da Anvisa, o início da vacinação pode ocorrer nos próximos dias.

Portal Porciúncula

Fases da vacinação

primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena; a segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos; a terceira prevê a vacinação de pessoas com comorbidades e, por isso, maior risco de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares) e a quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Deixe uma resposta