Na busca pelo fortalecimento regional, a presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), a prefeita de Quissamã Fátima Pacheco, anunciou, nessa quinta-feira (11/03), em uma reunião da Assembleia Geral Ordinária (AGO) com os prefeitos e representantes dos municípios consorciados, uma emenda coletiva de bancada federal no valor de R$ 4,3 milhões. Coordenada pelo deputado federal Gurgel, a bancada do Rio de Janeiro, formada por 5 deputados, vai destinar suas emendas parlamentares impositivas de 2020, ao setor agropecuário, uma das principais vocações dos 8 municípios que compõem o Cidennf.
Dentre outras pautas do dia, também foi tratada a adequação para implantação do Programa do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Cidennf é o primeiro Consórcio Público do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao sistema, que irá garantir que as pequenas, médias e grandes agroindústrias comercializem os seus produtos de origem animal em todo país.
Com a obtenção deste aporte financeiro destinado ao Cidennf pelos deputados Christino Áureo, Doutor Luizinho, Chico D’Ângelo, e as deputadas Clarissa Garotinho e Soraya Santos, o consórcio poderá utilizar o valor na área da agricultura que vai atender as demandas dos municípios, como por exemplo, na aquisição de equipamentos e máquinas agrícolas de Patrulha Mecanizada, que serão utilizadas na recuperação das estradas vicinais.
Participaram da reunião prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos, Cardoso Moreira, Quissamã, Italva, São Fidélis, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.