A situação da pandemia da Covid-19 no Noroeste Fluminense se encontra em risco alto (vermelho) para o contágio da doença, de acordo com a 22ª edição do Mapa de Risco elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Seguindo a recomendação conjunta, aos municípios da Região, feitas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Itaperuna – a cidade de Italva decidiu adotar a partir da próxima segunda-feira (22/03), novas medidas de restrição para a prevenção e combate a Covid-19.
Conforme consta no Decreto Municipal nº 2809, o toque de recolher será aplicado das 22h às 05h. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária, no uso de suas atribuições contribuirão para o cumprimento integral das disposições contidas no Decreto, podendo inclusive, solicitar auxílio de força policial para tanto.
O prefeito Léo Pelanca em seu pronunciamento oficial pelas redes sociais da Prefeitura, explicou as necessidades do novo decreto válido por 14 dias podendo ser prorrogado ou revogado diante do novo cenário que for apresentado no decorrer dos próximos dias.
O município adotará a suspensão de cultos, missas e quaisquer comemorações que envolvem aglomeração de pessoas. Será vedado o consumo de bebidas alcoólicas em vias e áreas públicas; não é permitido também atividades esportivas coletivas nas áreas públicas, clubes e particulares tanto em espaços abertos como fechados.