O maior lote de vacinas contra Covid-19 recebido até agora está sendo entregue nesta segunda-feira (22/03) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos 92 municípios do estado. São 759.100 doses, sendo 618.200 de CoronaVac e 10 mil doses de Oxford/Astrazeneca para primeira aplicação do esquema vacinal, e outras 130.900 doses de CoronaVac destinadas à segunda aplicação.
O Ministério da Saúde (MS) entregou ao estado do Rio, no sábado (20/03), 396 mil doses de CoronaVac e, na sexta-feira (19/03), 10 mil doses da Oxford/Astrazeneca. Todas serão usadas como primeira dose. O lote de Oxford/Astrazeneca será enviado a 26 municípios que possuem comunidades quilombolas.
O MS enviou ofício aos estados orientando o uso imediato como primeira dose dos imunizantes que estavam retidos para segunda dose da remessa enviada em 17.03. Apenas as vacinas retidas da sétima remessa (11/03) serão distribuídas como segunda dose. O documento ressalta que a medida busca acelerar a vacinação em todo o país, e que as pactuações tripartites para adoção das estratégias adotadas serão revistas semanalmente.
As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fazem a retirada das doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já para os outros municípios, a distribuição é feita por seis helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros, um do Governo do Estado e um da Secretaria de Estado de Saúde.