Para evitar aglomerações em locais públicos e reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, a Prefeitura de Macaé tem tomado diversas medidas. Dentre elas, está a interdição de praias e cachoeiras do perímetro urbano e serrano do município. Neste domingo (21) foram instaladas placas com aviso de restrição sanitária por risco de contaminação pela Covid-19. Além dos avisos, as equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal, Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) e da Coordenadoria Especial de Posturas/Secretaria de Fazenda promovem a fiscalização dos locais diariamente.
A Defesa Civil instalou as placas nas cachoeiras da Ciriaca e Ilha da Canoa, em Glicério; Poço da Banheira, no Frade; e Poço da Fervedeira, no Sana. A Secretaria do Interior ficou responsável pelos avisos na Cachoeira das Duas Barras, em Bicuda Grande; e Escorrega e da Laje, na Bicuda Pequena. Já as equipes de Serviços Públicos sinalizaram as praias da cidade, como Imbetiba, Campista, Cavaleiros, Pecado, Lagomar, Barreto e da Barra e vias principais, como Avenida Presidente Sodré, no Centro da cidade, entre outros pontos.
A instalação das placas faz parte das medidas de cumprimento ao decreto nº 070/2021, assinado pelo prefeito Welberth Rezende na última quinta-feira (18), ampliando as medidas restritivas devido à pandemia. Para que as ações tenham resultado positivo, os agentes pedem a colaboração da população, uma vez que a sinalização é uma das ações de combate à Covid-19 associadas às medidas individuais como uso de máscaras, de álcool em gel, manutenção do distanciamento social e isolamento sempre que possível.