A Prefeitura de Campos, no Norte Fluminense, publicou nesta sexta-feira (16) um novo decreto que mantém a fase vermelha do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais no Município, mas estabelece medidas mais flexíveis, como a reabertura de bares e restaurantes.
O documento entra em vigor na segunda-feira (19) e vale até o dia 25 de abril.
De acordo com o decreto, restaurantes, bares e congêneres podem funcionar de segunda a sexta-feira, até as 22h, respeitando os protocolos “Regras da Vida”. As mesas deverão respeitar o número máximo de seis pessoas sentadas e o distanciamento social. Não será permitida a permanência de pessoas em pé no estabelecimento e nem o funcionamento do modelo self-service e/ou buffet, tendo em vista o alto risco de contaminação.
Shoppings centers poderão funcionar das 10h às 20h de segunda a sexta-feira, ficando permitidas as atividades da praça de alimentação e dos quiosques de venda de alimentos. Academias e similares podem funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, com uso obrigatório de máscara, álcool 70%, entre outros protocolos sanitários.
Apesar da flexibilização, as autoridades de saúde reforçam que os cuidados de prevenção devem permanecer para evitar a disseminação da Covid-19, já que a situação ainda é grave no município.
Nesta quinta-feira (15), Campos ultrapassou as mil mortes causadas pela Covid-19. A cidade contabiliza mais de 25 mil casos confirmados da doença.
Medidas mantidas
O decreto manteve o toque de recolher entre as 23h da noite e às 5h da manhã, exceto dos profissionais que atuam em serviços essenciais ou em situações de emergência.
Também continua proibida a permanência na areia da praia, em cachoeiras, lagoas e rios, incluindo prática de esporte, banho e qualquer atividade econômica nestes locais.
Crianças menores de 10 anos não poderão entrar em estabelecimentos liberados para funcionar, como farmácias (24 horas) e os que comercializem alimentos, como mercados e supermercados.
A próxima reunião virtual do Gabinete de Crise Covid-19, será na próxima sexta-feira (23), às 9h, para que o município analise o efeito das medidas adotadas e estabeleça novas ações a serem implementadas.
Campos já vacinou mais de 70 mil pessoas e abriu novos leitos para o tratamento de Covid, este ano, mas continua contando com a conscientização da população, fundamental para que a doença não se propague.
De acordo com a Prefeitura, as medidas de flexibilização foram possíveis graças à abertura de novos leitos no município e a redução da velocidade de entrada de pacientes vítimas de Covid nas unidades de saúde que, ainda segundo o governo municipal, é resultado das três semanas de restrição.
“Tem sido uma dificuldade muito grande adquirir esses leitos, com o Brasil todo disputando equipamentos, insumos. Até domingo deverão ser abertos mais 10 leitos de UTI e mais 20 leitos de clínica médica no Centro de Combate e Controle ao Coronavírus (CCCC), na Beneficência Portuguesa”, informou o vice-prefeito Frederico Paes, durante reunião do Gabinete de Crise Covid-19, nesta sexta-feira (16).
Fonte: g1