O subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gerciano De Lima Luz , esteve em Varre-Sai, na manhã desta terça-feira (27/04), onde foi recebido na Secretaria Municipal de Turismo pelo prefeito Silvestre José Gorini, acompanhado da secretária municipal de Turismo, Fátima Pimentel, para uma reunião com artesãos.

Também estavam presentes no encontro, representantes de Secretarias e órgãos parceiros na estruturação da Casa do Artesão como a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Maristela Louvain Fabri Moraes, a diretora do Departamento de Cultura, Valderes Maria de Oliveira e a supervisora local da Emater-Rio, Rosane Bendia.

Gerciano esteve no município, juntamente com o diretor de Fomento, Attílio Guglielmo, e outros integrantes da equipe, para entregar a carteira do artesão e fortalecer a parceria com o município. O subsecretário explicou que por conta da pandemia do novo coronavírus, os artesãos se cadastram através do SICAB e posteriormente, as carteiras são entregues nos municípios.

“Estamos aqui para fazer com que a portaria 1007, de junho de 2018, seja colocada em prática que norteia o artesão para que se enquadre como tal. E também é um pedido do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e do governador Cláudio Castro que eu entregasse as carteiras disponíveis para a cidade. Nosso secretário sempre menciona que não podemos falar de Turismo, sem falar no artesanato. Vamos reforçar essa parceria para que o artesanato do Rio de Janeiro seja destaque no mundo”, afirmou o subsecretário de Turismo do RJ.

A artesã Rita da Silva Gonçalves, 50 anos, recebeu a carteira do artesão.

“Foi muito bom receber a carteira e também uma surpresa, quando a secretária Fátima me avisou, eu fiquei muito feliz. A carteira do artesão é um reconhecimento para nós e acho que com ela, conseguimos fazer o trabalho com mais facilidade”, disse.  

A secretária municipal de Turismo de Varre-Sai, Fátima Pimentel, destacou a importância do artesanato enquanto atividade econômica.

“O Programa do Artesanato vem enriquecer e reconhecer o artesanato como atividade econômica, visando o fortalecimento dos artesãos. Essa ação da SETUR só vem afirmar a parceria que o Governo do Estado tem feito com os municípios do interior, uma vez que a Secretaria de Turismo tem um olhar diferenciado para os municípios”, destacou a secretária.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Maristela Fabri, lembrou a trajetória para a valorização do artesanato no município.

“Quando trabalhei no CRAS, fizemos um resgate cultural do artesanato. E quando a gente vê a entrega da carteirinha do artesão, fico muito feliz. Com essa parceria, vamos levantar ainda mais o governo”, afirmou.

E a diretora de Cultura, Valderes Maria, também destacou a parceria com o Estado.

“Acredito nessa parceria e reafirmo que a união das Secretarias e com esse apoio, teremos um resultado eficiente”, frisou.

A supervisora local da Emater-Rio, Rosane Bendia, lembrou que a parceria da Emater com a Secretaria Municipal de Turismo é no sentido de resgatar o artesanato do meio rural.

Na ocasião, o subsecretário de Estado de Turismo, juntamente com sua equipe, visitou o local das futuras instalações da Casa do Artesão e a Prefeitura de Varre-Sai.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, agradeceu a visita e a parceria com o Governo do Estado.

“Quero enaltecer o trabalho do Governo do Estado, pois o governador Cláudio Castro está estendendo as ações para os municípios do interior. Já destinei um local para a Casa do Artesão, pois Varre-Sai se destaca no artesanato, uma tradição muito ligada à cultura italiana do município. Agradeço a presença de vocês aqui hoje e vamos continuar com esse espírito de parcerias”, concluiu o prefeito Silvestre José Gorini.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here