A Secretaria de Saúde do Estado iniciou nesta quarta-feira (26/05) a entrega de 224.570 doses de vacina contra Covid-19 no estado do Rio, sendo 53.820 da Pfizer para 20 municípios, incluindo a capital. Já 160.750 doses de Oxford/Astrazeneca serão distribuídas aos 92 municípios do estado, e 10 mil de CoronaVac serão destinadas a 91 municípios (exceto a capital), para a segunda dose de gestantes e puérperas com comorbidades.
Os imunizantes, tanto da Oxford/Astrazeneca quanto da Pfizer, são indicados para aplicação das primeiras doses do esquema vacinal. As vacinas da Pfizer são destinadas a imunizar o grupo prioritário formado por pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes. No caso da Oxford/Astrazeneca, as vacinas serão para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes; forças de segurança e salvamento, forças armadas; e, nesta etapa, o MS destinou doses para trabalhadores de transporte aéreo e portuários.
A entrega da Pfizer será realizada na segunda-feira (31/05), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Os municípios considerados elegíveis para a manipulação e conservação do imunizante devem ter mais de 150 mil habitantes e estar localizados a até duas horas e meia da capital. Sendo assim, receberão a vacina os municípios: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda, além da capital.
Com informações da Folha de Italva.