Em Itaperuna, RJ, foi formada a primeira Comissão Gestora de Artesãos, sob a supervisão de Eunice Gama, coordenadora da Equipe de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Buscando constantes melhorias para a Casa do Artesão, logo no início da nova gestão foi proposta a criação de uma Comissão Gestora, formada pelos próprios artesãos. Desde então, iniciou-se a busca de artesãos interessados em integrar a comissão.
Os critérios utilizados para convidar os integrantes se basearam na participação ativa, interesse pela Casa e novos projetos, além da assiduidade e disponibilidade. A comissão funciona como uma linha direta de comunicação entre artesãos e gestão e, nesse sentido, a comissão será a voz dos 156 artesãos cadastrados na Casa.
A Casa do Artesão ficará sobre a responsabilidade da comissão na ausência da coordenação. Essa comissão terá participação direta na implementação de novos projetos, que envolvam os artesãos. Terão ciência e acesso aos documentos que envolvem o patrimônio da Casa, prestação de contas, dentre outros. Ainda terão responsabilidade direta em todos os processos, na ausência da equipe administrativa.
Os artesãos ativos que aceitaram o convite e já formaram a comissão são Márcia Coelho Zanon, Marluze Vilanova Dias Carnevale, Ariadenes Ferreira Gomes da Silva, Carla Furtado Guedes Pinto, Francisca Asteria de Souza Ribeiro, Idienes Gomes Toledo, Jean Carlos Maia Silva, Elaine Alves Boechat da Silva, Cléia do Carmo Lopes de Faria, Valcineia Ribeiro de Almeida Fernandes e Maristela.
Essa comissão poderá ser integrada por outros artesãos, caso haja desistência. Basta o artesão sinalizar interesse em compor o grupo.