A Guarda Civil Municipal (GCM) de Italva, no Noroeste Fluminense, inaugurou sua nova sede no dia 12 de junho e a data é marcante por ser o aniversário de 35 anos de emancipação político-administrativa do município. Situado ao lado do terminal rodoviário, o espaço possui duas salas, – a do comandante e o setor administrativo – , além de dois banheiros (feminino e masculino); um alojamento e um refeitório, este recebeu o nome de “Alceir Ribeiro (Vidigal)”, em homenagem a um GCM falecido. O local contará em breve com um anexo, onde funcionará o Centro de Treinamento (CT) com campo de futebol e circuito funcional de Educação Física. Com o slogan da Guarda Civil “Patrulheiro, protetor e amigo”, em Italva, trinta e cinco agentes cumprem a árdua missão diária em prol da população.

O prefeito, Léo Pelanca, que esteve na cerimônia, explicou que o prédio foi cedido pelo governo municipal que também doou parte do material de construção, porém o mérito, dedicação e mão de obra foram dos agentes. Ele também parabenizou a instituição pelo compromisso com a sociedade. “Esse momento é marcante e não tenho como expressar a sensação de proporcionarmos, em nossa gestão, a realização desse sonho. Um dos pontos fundamentais para a escolha deste imóvel foi a intenção de criarmos uma espécie de Complexo de Segurança Pública. Temos agora nas proximidades a nova sede da Guarda; o Destacamento do Corpo de Bombeiros; a Delegacia de Polícia Civil, além do Ministério Público e Fórum. Tudo ao redor da rodoviária que é um dos locais de grande fluxo de pessoas na cidade. O ponto é bastante estratégico para concentrar os trabalhos que envolvem a segurança pública,” destacou o prefeito.

Para o diretor do Departamento de Ordem Pública, sargento PM Navarro, a GCM tende a seguir os novos modelos de cidades referência em segurança pública. “A Guarda no país tem se tornado mais atuante do que nos anos anteriores. Se deixou de ter apenas agentes que tomam contam de prédios patrimoniais públicos para serem mais presentes e auxiliarem na amplitude da segurança. A tendência é a instituição se tornar uma polícia municipal assim como já acontece por exemplo em São Paulo. Acredito, inclusive, que a nova sede é o primeiro passo para muitas novas conquistas e parcerias na Região que vão proporcionar a GCM de Italva novos cursos, conhecimentos e atualizações no setor de segurança pública”, enfatizou. Continua após foto.

O supervisor da GCM, inspetor Israel Pimenta, destacou que operações e fiscalizações estão sendo intensificadas na cidade com o objetivo de cumprir o decreto em vigência e proporcionar mais segurança à população, principalmente no enfrentamento ao “novo coronavírus”.

Com informações de O Dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here