Mais três moradores de Cambuci, no Noroeste Fluminense, testaram positivo para a variante da linhagem P1 do coronavírus no município. De acordo com nota divulgada pela prefeitura, o município foi notificado pela Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado.
“Foi detectada, em três amostras de pacientes do município de Cambuci, que coletaram swab (RT/PCR) e enviados ao LACEN, a variante Covid P1, inicialmente detectada em Manaus. Pedimos à população que redobrem os cuidados e sigam as orientações da OMS e respeitem o Decreto Municipal”, diz a nota da prefeitura.
Essa é a quarta vez que moradores de Cambuci testam positivo para alguma variante do coronavírus. Duas variantes já foram detectadas no município. Em abril foi encontrada a presença da variante descoberta no Reino Unido em amostras de dois pacientes de Cambuci. Já em maio foi detectada a presença da variante B.1.1.7 em mais um paciente e a P1 em outro paciente. No dia 10 de junho o município informou que foi detectada a presença da variante P1 em mais dois moradores.
A variante que vem sido chamada de P1, ou variante brasileira, detectada inicialmente em Manaus, é considerada até o momento a variante mais transmissível. Agora, no dia 23 de junho, foram confirmados mais três casos da P1. Dos noves casos de variantes detectados no município, um dos moradores não resistiu e morreu. Ele havia sido diagnosticado com a variante B.1.1.7.
Com informações de SF Notícias.