A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação, está ampliando na cidade e no interior os trabalhos de reparos das redes de coleta das águas pluviais (das chuvas) e a recuperação da pavimentação das vias na cidade e no interior. Os serviços de reparos em trechos danificados e obstruídos das galerias pluviais em ruas do distrito de Tocos e de Goitacazes foram concluídos na sexta-feira (25) pela Secretaria de Obras.

Os trabalhos foram realizados pelas equipes da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação que atuam na Manutenção de Galerias Pluviais e na Manutenção de Vias e Pontes. A ação solucionou os problemas de alagamento porque foram reparados os trechos onde existia a situação de fojo, que é o local onde o tráfego pesado causa afundamento das manilhas de cimento armado, deslocando, quebrando, causando vazamento da água das chuvas e provocando afundamento de trechos da pista.

O secretário de Obras, Infraestrutura e Habitação, Jorge Wílliam Cabral explica que o trabalho implica em ações distintas.

“Após a máquina retroescavadeira escavar a área do fojo e substituir as manilhas danificadas, é feita a reposição de terra e de acordo com o tipo de solo do local, é colocado material para compactação da base e em seguida é refeita a pavimentação em paralelos ou com asfalto. Em algumas ruas com pavimentação em paralelos, devido ao tempo sem manutenção, os paralelepípedos se soltam e formam extensas áreas esburacadas. Esse mesmo procedimento é feito nos trechos de vias onde o solo é mole e ocorre o deslocamento dos paralelos ou a danificação da base da via que faz trincar a camada asfáltica. Nas vias asfaltadas são utilizadas a máquina pá mecânica, rolo compressor e a ferrocorte para recorte da camada asfáltica trincada no entorno dos buracos. O material é retirado e nova camada asfáltica é reposta e compactada com o rolo compressor”, detalha o secretário.

Com informações do Portal OZK.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here