A Prefeitura de Porciúncula, por meio da Secretaria de Saúde, do Centro Municipal de Infectologia e da Atenção Básica Municipal, realiza, nesse mês de julho, uma série de ações preventivas do chamado “Julho Amarelo”.
A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei n° 13.802/19 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das Hepatites Virais.
Segundo a coordenadora dos programas IST/AIDS , Hepatites Virais, Hanseníase e Tuberculose, Bruna Dias Monteiro de Castro, a hepatite é uma infecção causada por vírus ou por uso de alguns medicamentos, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A coordenadora ressalta ainda que no caso específico das hepatites virais, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E.
A prevenção e o tratamento precoce faz toda diferença e são disponibilizados gratuitamente no Centro Municipal de Infectologia.
Durante esse mês de julho, o município vai realizar uma série de ações de prevenção e testagem da população nas Unidades Básicas de Saúde.
A Campanha Julho Amarelo teve início na segunda-feira (12), na UBS João Francisco Braz e terá continuidade com o seguinte cronograma:
14/07 UBS Cristo rei 16/07 UBS Santo Antônio 19/07 UBS Centro 23/07 UBS Olívia Peres 26/07 UBS Santa Clara 28/07 UBS Purilândia
É necesaário apresentar cartão do SUS. Não é necessário jejum. Horário de atendimento das 8h às 11h.
O Secretário de Saúde Higino Lira conclama a população a participar da campanha Julho Amarelo e destaca a necessidade de que todos permaneçam cuidando da saúde de forma integral, mesmo nesse período de pandemia, respeitando as restrições sanitárias.