Motoristas e motociclistas devem redobrar a atenção em Cachoeiro de Itapemirim. A fiscalização no trânsito da cidade ganhou hoje (19) ‘olhos eletrônicos’. É que 26 câmeras, instaladas em cinco pontos detectam e, em breve, vão passar a multar automaticamente os veículos que avançarem semáforos. A infração será registrada e a Guarda Civil Municipal (GCM) poderá ser acionada, se necessário.
A sala de controle é operada 24 horas por servidores da Prefeitura de Cachoeiro. Eles foram treinados pela empresa responsável para o serviço. As demais 40 câmeras que o município já possuía foram incorporadas ao sistema.
A princípio, a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) realiza um trabalho educativo com os condutores antes de iniciar o período de aplicação de multas a quem desrespeitar as regras.
Cerco Inteligente
No total, o novo sistema contacom 89 câmeras em 28 pontos diversos da cidade. Uma segunda etapa do processo de implantação abrangerá o Cerco Inteligente de Segurança, com instalação de 15 câmeras capazes de identificar placas de veículos com restrição de furto e roubo em mais sete locais.
Nesse caso, a empresa responsável pela implantação aguarda autorizações do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para instalar os equipamentos em rodovias que não pertencem ao município. A expectativa é de que as liberações saiam ainda neste mês de julho, para que o trabalho seja iniciado e concluído em cerca de 30 dias.
A Prefeitura de Cachoeiro investirá, no novo sistema, R$ 2.574.364,80, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito e um complemento de verba própria. O valor corresponde à contratação anual dos serviços.