De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mais de 9,5 milhões de doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas e 15,63% da população com mais de 18 anos foi imunizada no Rio de Janeiro com as duas doses ou com a dose única. O estado ocupa a quinta posição no ranking nacional da vacinação. Os números da vacinação tem refletido na diminuição de óbitos causados pela doença, com destaque para a queda registrada entre o fim de maio e o início de julho no estado. Segundo o Painel Coronavírus Covid-19, na semana epidemiológica 22 (entre 30 de maio e 05 de junho), a SES registrou 950 mortes causadas pelo vírus. Já na semana epidemiológica 26, que representa período de 27 de junho a 03 de julho, o Rio de Janeiro teve 374 mortes provocadas pela doença, uma redução de 60%.
Já o Mapa de Risco da Covid-19, divulgado na última sexta-feira, pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS), mostra também uma redução de 26% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na comparação da semana epidemiológica 26 (27 de junho a 03 de julho) com a 24 (13 a 19 de junho) de 2021.
Apesar dos avanços, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, ressalta que os cuidados continuam. “Ainda é preciso que as medidas de prevenção sejam respeitadas e que os municípios continuem avançando na vacinação. Só assim, a imunização coletiva será alcançada”.