Campos ultrapassou nesta terça-feira, a triste marca de 1500 óbitos em decorrência da covid-19. Desde abril de 2020, quando foi constatada a primeira morte pela doença, até hoje, foram registrados 1503 óbitos. Em 479 dias, 1503 vidas perdidas. Famílias perderam pais, mães, irmãos, sobrinhos, em alguns lares ocorreu mais de uma perda para essa doença nova, que vem desafiando a ciência, que busca incessantemente encontrar um medicamento que possa curar, ou pelo menos controlar a devastação que a covid-19 pode trazer para o corpo humano.

Enquanto não vem a solução definitiva, a esperança é a vacina, que em Campos está com o calendário acelerado, chegando até a próxima sexta a idade de 25 anos. A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informou nesta terça, que está se preparando, para assim que concluir a vacinação a aplicação da 1ª dose para pessoas com 18 anos, iniciar a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos. 

Perguntado sobre o perfil dos pacientes que estão morrendo atualmente da doença, o superintendente de Atenção Básica, o médico Charbel Kury detalhou o atual momento da covid em Campos: “O perfil segue o momento epidemiológico que o município passa. Em 2020 ela tinha o perfil de maior mortalidade entre as pessoas mais idosas e consequentemente pessoas com comorbidades, entretanto, em 2021 esse perfil muda completamente, com a chegada das variantes, entre elas a variante Alfa, a variante Gama, a variante Delta agora, e esse perfil ele muda completamente porque, ele passa a atingir pessoas sem comorbidades e pessoas mais jovens, à medida que a vacinação vai chegando para as pessoas mais idosas, a doença vai empurrando, através de um conceito básico de vacinologia, que ensina pra gente o seguinte: Toda vez que você vacina um conjunto de pessoas você empurra a doença pra um bolsão de suscetíveis, que são pessoas não vacinadas, em outra faixa etária e isso aconteceu, não só em Campos, mas em todo o Brasil, que é o deslocamento da doença para adultos jovens não vacinados ou que só tomaram uma dose.”, explicou.

Charbel chama a atenção para a necessidade dos jovens manterem todos os cuidados, inclusive de distanciamento social. “Os jovens são agora as vítimas dessa doença e eles também estão expostos a uma série de complicações, uma vez que as variantes estão aí, porque nesse caso você ter ou não ter comorbidade a evolução é a mesma. Então o que a gente pede agora é que quem não tomou a primeira dose, não escolha vacina, se vacine assim que chegar a sua vez e quem já vai tomar a segunda dose, não deixe passar o prazo e mesmo quem já tomou as duas doses, não deixe de usar máscara e adotar todos os cuidados.”, conclui.   

Nesta terça, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75% e o município encontra-se na Fase Verde, ou seja, nível 2 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.  

Primeiro óbito registrado em abril de 2020 
A primeira morte por covid-19 em Campos ocorreu no dia 11 de abril de 2020. A vítima foi um homem de 39 anos, estava internada no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, na ocasião, ele havia dado entrada em estado moderado, evoluindo rapidamente para grave. O homem não apresentava histórico de outras doenças. 

A vítima era caminhoneiro e esteve em Fortaleza (Ceará) e na Capital paulista, duas áreas de grande circulação do vírus. Ele deu entrada hospital no sábado (4) e no mesmo dia foi encaminhado para a UTI. Na terça (7), foi entubado e veio a falecer neste sábado. A família da vítima está sendo monitorada pela Vigilância em Saúde e segue em isolamento domiciliar.
 
Adolescente entubado em estado grave
Nesta terça-feira (03/08), a Secretaria de Saúde de Campos confirmou que um adolescente de 17 anos está internado, com diagnóstico confirmado de covid-19, em estado grave. O jovem está na UTI de um hospital particular da cidade, entubado. A  Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, confirmou a situação por meio de nota:  

“A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informa que, após contato com o hospital particular do município, constatou-se que um adolescente do sexo masculino de 17 anos está internado em estado grave e com diagnóstico confirmado para Covid-19 através de exames RT-PCR e de imagens. Ainda não há confirmação de que a infecção é pela variante Delta.  A Subsecretaria já determinou a coleta de amostra para realização do seqüenciamento gênomico, através do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) de Macaé.  O adolescente iniciou um quadro de amigdalite no domingo, evoluindo para tosse, cansaço e dificuldade respiratória, além de saturação baixa. Ele está entubado e pronado.  O quadro de saúde é considerado severo que irá motivar mudanças a serem debatidas na reunião do Gabinete de Crise, prevista para a próxima segunda-feira (09).

A pasta informou também que já está se preparando para assim que concluir a vacinação a aplicação da 1ª dose para pessoas com 18 anos, iniciar a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos.”

*Com informações da Portal Ururau

Deixe uma resposta