A Fundação Ceperj é a primeira fundação do Estado do Rio de Janeiro a conquistar o Selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente. Isso significa que sua atuação sustentável foi oficialmente reconhecida.
O selo é referente ao preenchimento do Sistema de Monitoramento Socioambiental (Ressoa), que reconhece ações de sustentabilidade adotadas pelo Poder Legislativo referentes ao ano de 2020.
O sistema disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem o objetivo de monitorar virtualmente a gestão socioambiental das instituições que aderiram à agenda ambiental.
É por meio do Ressoa que são realizadas as compilações dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P.
Ações
A instituição implementou diversas ações de sustentabilidade como a distribuição de copos reutilizáveis, doação de resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, metal e equipamentos eletroeletrônicos) para associações de catadores, além da troca de lâmpadas e torneiras para reduzir o consumo de água e energia, campanhas de conscientização para o descarte correto de lixo, iniciativas para a redução de consumo de papel impresso, entre outros.
“Formamos também uma comissão responsável por fazer o acompanhamento dos consumos de água e energia e a gestão dos resíduos. O grupo também está trabalhando na promoção de ações de capacitação e consumo conscientes dentro da Fundação”, afirma o coordenador de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais da Ceperj, Yuri Maia.
Ele destaca que a gestão socioambiental envolve, principalmente, a mudança de cultura dos servidores: “É importante que todos se envolvam. Faremos levantamentos e análises constantes das informações e serão esses dados que mostrarão nossa evolução. Assim será possível entender possíveis falhas e trabalhar para corrigi-las, investindo em educação ambiental eficiente”.