O Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e o Secretário Estadual do Ambiente, Thiago Pampolha, estiveram neste sábado (07) em São Fidélis.
Eles foram recebidos pelo prefeito Amarildo Alcântara e pelo vice-prefeito José William. Durante a visita, anunciaram o lançamento do Programa Limpa Rio que atuará principalmente no Valão da Esperança e no Valão Catarina, que cortam o perímetro urbano e transbordam em épocas de cheias.
O governador chegou ao município, juntamente com sua comitiva, de helicóptero, que pousou no campo Amaral Peixoto. O lançamento do programa aconteceu no Valão Catarina, no trecho atrás da antiga delegacia. As máquinas do programa Limpa Rio chegarão ao município na sexta-feira.
RJ-186
Cláudio Castro anunciou uma importante obra na região. Além da obra da RJ-192, entre São Fidélis e Itaocara, Castro anunciou que as obras da RJ-186, entre a divisa do RJ com Pirapetinga (MG), passando por Santo Antônio de Pádua, e a divisa de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) com o Espírito Santo serão retomadas. A rodovia vai receber recursos na ordem de R$ 150 milhões.
Cláudio Castro anunciou também que a rodovia não será mais concedida a iniciativa privada, ou seja, não terá mais pedágio. O projeto prevê praças de pedágio em Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo e Santo Antônio de Pádua, com tarifa base de R$ 4,41. Com a retirada da RJ-186 da lista de concessão, não serão mais construídas praças de pedágios em Pádua e em Bom Jesus.
“Tomamos a decisão de tirar essa estrada da concessão. O Governo do Estado fará essa estrada inteira e não haverá pedágio. É um investimento que vai ajudar muito o desenvolvimento econômico e social da região”, concluiu o governador.
Subsede do Parque Estadual do Desengano
Além de recepcionar o governador Cláudio Castro e dar início ao Programa Limpa Rio, outra conquista da parceria entre prefeitura e Governo do Estado, foi a inauguração da Subsede do Parque Estadual do Desengano.
O evento contou com a presença do prefeito Amarildo Alcântara, do vice-prefeito José William, do Secretário Estadual do Ambiente Thiago Pampolha, do Gestor da Subsede do Parque Estadual do Desengano José Guilherme Fernandes, da Secretária de Desenvolvimento Ambiental Jadaria Raposo e demais lideranças políticas de toda a região.
O dia marcou também a assinatura do convênio, que possibilitará muitas melhorias para o desenvolvimento ambiental no município, inclusive no Horto Municipal. O convênio foi assinado pelo prefeito que se mostrou esperançoso com esta parceria com o INEA.