A prefeitura de Vitória anunciou a criação do Programa Vitória da Castração Animal, que vai oferecer três mil castrações de cães e gatos da Capital por ano.
O município vai investir R$ 1 milhão para a realização de castração neste ano. O objetivo do programa o controle populacional de cães e gatos e evitar o abandono de animais.
O público alvo do programa são moradores com renda familiar de até 3 salários mínimos, com até 6 animais, munícipes de regiões de maior vulnerabilidade social, protetores atuantes em Vitória, que possuam acima de 7 animais e realizem o cadastro de protetor. Além disso, serão atendidas ONGS atuantes no município munícipes em geral.
Para participar do programa, é necessário que o interessado faça um cadastro, que passará por uma triagem, para só então serem selecionados. O tutor ainda deve passar por uma palestra educativa e se responsabilizar pelos cuidados pós-operatórios.
Somente após o tutor assinar o termo de responsabilidade, autorização e agendamento na clínica, a castração será realizada a castração.
Empresas e clínicas veterinárias poderão se credenciar para prestar o serviço de castração.
Microchipagem
A prefeitura ainda pretende realizar um censo da população de animais e microchipagem de todos os cães e gatos que tiverem acesso ao serviço de castração.
Com o aparelho, será possível identificar o responsável pelo animal, em caso de abandono. O tutor pode ser punido com multa, conforme previsto na Lei Federal de crimes ambientais.