A prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, decidiu ampliar o prazo para os estabelecimentos se adaptarem às novas medidas de combate à Covid-19.
O decreto publicado na terça-feira (10) estabelecia prazo de 72 horas para adaptação. Agora, os estabelecimentos terão até o dia 17 de agosto, próxima terça-feira, para estarem aptos a funcionar.
A novidade foi publicada em decreto nesta quarta-feira (11).
De acordo com a Prefeitura, as novas medidas foram estabelecidas após o município registrar alta nas internações em leitos clínicos e de UTI Covid, aumento no número de casos, e ter indicadores da presença da variante delta na cidade.
Entre as medidas está a exigência da comprovação de vacinação nos estabelecimentos.
Estabelecimentos, como bares, restaurantes e academias, cinema, entre outras atividades geradoras de aerossóis, além de concessionárias de serviços públicos ou privados, deverão apresentar comprovação de vacinação de, pelo menos, 1ª dose da vacina contra a Covid-19 do proprietário, funcionários, colaboradores e frequentadores que possuam a idade superior ou compatível com o dia da vacinação do município.
Bares, restaurantes e congêneres poderão funcionar até 2h da manhã, com autorização para música ao vivo, mantendo distanciamento mínimo de dois metros para o público.
No comércio, não está sendo exigida a comprovação de vacinação dos frequentadores, devido ao fluxo menor de pessoas, segundo o governo municipal.
Os estabelecimentos cujos proprietários e colaboradores não optarem pela vacina deverão assinar o termo de recusa vacinal que será oferecido e o estabelecimento deve afixar em local visível cartaz informando: “Estabelecimento não vacinado contra COVID-19.
O novo decreto publicado nesta quarta também mantém as aulas do ensino infantil, médio, fundamental, universidades e pós-graduação em modelo de ensino híbrido, sendo vedada a abertura de novas turmas.
*Com informações do G1