A Águas do Rio, companhia do grupo Aegea que irá assumir os serviços de água e esgoto em 27 municípios do estado, irá investir um total de R$ 33 milhões nos cinco primeiros anos de concessão somente na cidade de Miracema. As melhorias serão iniciadas assim que a concessionária assumir a operação plena, prevista para novembro. Os diretores da Águas do Rio responsáveis pelas operações nos municípios do interior do estado, Pedro Freitas e José Carlos Almeida, se reuniram com o prefeito de Miracema, Clovinho Tostes, e seu secretariado nesta sexta-feira (20), para alinharem as demandas e necessidades do município. 

– Nosso planejamento operacional conta com visita de nossos engenheiros nas cidades da concessão para conhecerem o sistema de perto, sendo possível identificar quais são as intervenções mais urgentes para melhorarmos os serviços em curto prazo – explicou José Carlos Almeida, diretor executivo da Águas do Rio. 

Em conjunto com os investimentos em água e esgoto, a operação da Águas do Rio também engloba ações ambientais e sociais, como a ampliação da Tarifa Social, conforme explica Pedro Freitas, diretor superintendente da companhia. 

– Com a chegada da Águas do Rio, as famílias de baixa renda serão contempladas com a ampliação da Tarifa Social. Atualmente, menos de 1% dos clientes são atendidos com este benefício, que chegará, no mínimo a 5% – ressaltou Pedro Freitas. 

Geração de emprego e renda também são bandeiras da Águas do Rio. A concessionária já iniciou a contratação de cinco mil profissionais, privilegiando profissionais das cidades da área de concessão.  Os candidatos podem se inscrever no site aguasdorio.com.br , clicando em “Carreiras”, onde terão acesso ao material sobre a empresa e poderão inserir seus dados. As contratações irão ocorrer em três etapas. 

Sobre a Águas do Rio – A Águas do Rio é a mais nova empresa do grupo Aegea, criado em 2010 e líder no setor privado de saneamento brasileiro, com 56% desse segmento. Através de suas concessionárias, a Aegea opera em 153 cidades de 12 estados e atende 21 milhões de pessoas, contando com a concessão no Rio. 

No estado, estará presente em 124 bairros da capital do estado (Zona Sul, Norte e Centro), além de 26 municípios. São eles: Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Casimiro de Abreu, Duas Barras, Itaboraí, Itaocara, Magé, Maricá, Miracema, Rio Bonito, Saquarema (3° Distrito). São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Rio de Janeiro (Centro, Zonas Sul e Norte). 

Além disso, a Aegea já opera na Região dos Lagos com a Prolagos, nos  municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A concessionária triplicou o abastecimento de água nessas cidades e saltou de 0 para 80% o atendimento em esgoto. O investimento que já foi feito até agora nessa região (R$ 1,4 bilhão) é duas vezes maior do que a média nacional de investimento por habitante.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here