O Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, obteve na manhã da última quinta-feira (19) uma importante permissão de uso de estrutura hospitalar para expandir atividades de oncologia em Ubá.

O espaço físico foi cedido pela FHEMIG – Fundação Hospitalar de Minas Gerais, inicialmente por 30 anos. O complexo oncológico funcionará em área de 2.000 m², na Casa de Saúde Padre Damião. O local foi criado em 1945 para prestar assistência às pessoas portadoras de hanseníase. Atualmente é um centro de referência em atendimento à doença, além de receber usuários do SUS da região.

O projeto de expansão do novo local, segundo o diretor superintendente da FCV, Sérgio Henriques, será um serviço adicional de oncologia clínica para infusão de quimioterapias ambulatoriais, mais próximo dos pacientes, na microrregião de Ubá, para não haver necessidade deles se deslocarem até Muriaé, reduzindo o transporte sanitário e dando eles maior comodidade. Entretanto, a triagem e o diagnóstico do câncer, além dos atendimentos hematológicos e pediátricos continuarão sendo realizados em Muriaé.

Após a assinatura da parceria, o próximo passo agora é montar o projeto de estruturação da área física, como recepção, consultórios, salas de infusão e outros, para conseguir aprovação da vigilância sanitária e dar início às obras e reformas.

Estiveram presentes na assinatura do termo o Governador Romeu Zema, o Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, o Deputado Federal Misael Varella, a Presidente da Fhemig, diretoria da Comunidade Padre Damião e outras autoridades.

A Fundação Cristiano Varella, que atualmente atende a população de 160 municípios da Zona da Mata mineira e adjacências, com uma abrangência de mais de 2 milhões de habitantes, fará aporte financeiro de R$ 1,5 milhão para investimento nas instalações do hospital.

Como parte do planejamento estratégico da Fundação Cristiano Varella para ampliar os serviços de saúde para a população, além de Ubá, há também planos de montar serviços adicionais de oncologia em Governador Valadares e Manhuaçu, pelo fato dessas cidades estarem estrategicamente localizadas na região de abrangência da Fundação Cristiano Varella, com uma população significativa e muitos municípios atendidos.

No caso de Governador Valadares a Fundação Cristiano Varella já recebeu um terreno em doação e se encontra na fase de abertura de sua filial para início aos projetos, já em Manhuaçu, as tratativas tem definições menos concretas, mas em conversas com o município.

*Com informações da Rádio Muriaé

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here