A variante delta do coronavírus é um dos principais motivos do agravamento recente da pandemia de covid em países onde a vacinação está avançando bastante. A OMS acredita que a variante, que é muito mais transmissível que as outras mutações do coronavírus já identificadas, tem potencial para se tornar a dominante no mundo nos próximos meses. No Brasil, a variante foi identificada há cerca de dois meses.

Sintomas

Acredita-se que, assim como houve mutações do coronavírus, dando surgimento a variantes como a delta, também houve uma evolução nos sintomas da covid provocadas por essas novas cepas.

O professor Tim Spector, que dirige o estudo Zoe Covid Symptom, no Reino Unido, diz que o sintoma mais comum da covid por variante delta são as dores de cabeça. Em seguida, os sintomas mais comuns da variante delta são: dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre.

Alguns sintomas que eram muito pronunciados na versão original do coronavírus são menos comuns na variante delta.

Com a delta, não há tantas ocorrências de tosse ou de perda de paladar e olfato.

Uma das preocupações das autoridades de saúde é que os novos sintomas da variante delta são muito semelhantes ao de um resfriado comum. Por conta disso, muitas pessoas sequer percebem que estão com covid da variante delta, e acreditam estar meramente resfriadas, sem tomar medidas preventivas para impedir o contágio de outras.

As autoridades dizem que pessoas com duas doses de vacinas contra o coronavírus têm menos chances de serem hospitalizadas com a variante delta.

*Com informações da Uol

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here