O município de Porciúncula a cada dia se destaca no enfrentamento a COVID-19, nesta semana em informe da Secretaria M. de Saúde, o município se destaca na campanha de imunização com 16.548 vacinas aplicadas. Neste momento a preocupação da secretaria se volta para o Pós-Covid.
Agora a preocupação da Secretaria de Saúde começa a focar nos atendimentos pós-Covid, pois a doença deixa muitas sequelas graves em vários pacientes.
Segundo o Secretário de Saúde Higino Lira, para atender estes casos, a recomendação do Ministério da Saúde é que haja um fortalecimento na rede de atenção básica.
“Iniciamos uma avaliação em todas as unidades de saúde e assim como já fizemos com o centro de fisioterapia, estaremos reestruturando dentro de nossas possibilidades todos os espaços responsáveis pelo atendimento pós COVID. Muito importante também é o monitoramento, por isso decidimos manter nossas equipes de apoia na imunização, equipe sentinela e centro de triagem”. disse o secretário.
Monitoramento
Segundo a secretaria, uma equipe responsável pelo monitoramento acompanha desde o numero de vacinas recebidas, até a aplicação, passando é claro por todo um planejamento seguindo o plano nacional de imunização. O que chama a atenção é queda mais significativa entre a população vacinada entre os meses de junho e julho de 21 a 50 anos, justamente as faixas etárias que receberam a 1º dose e estão em processo de vacinação.