O município do Rio de Janeiro tem atualmente a menor taxa de transmissão de Covid-19 desde que a pandemia foi decretada, em março do ano passado. A informação foi passada pelo secretário de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz, na manhã desta quarta-feira (06/10).
”Temos a menor taxa de transmissão de Covid desde o início da pandemia. O menor número de paciente internados”, afirmou o secretário ao visitar o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, junto ao prefeito Eduardo Paes (PSD).
Ainda segundo ele, os países que retomaram o cotidiano normal e passaram a desobrigar a utilização de máscaras de proteção facial fizeram isso com um cenário epidemiológico pior do que o do Rio nesse momento, o que indica que, em breve, esse afrouxamento também possa acontecer na cidade. Soranz, no entanto, ressalta que isso só acontecerá quando 65% dos cariocas estiverem 100% imunizados contra o Coronavírus.
”Não é agora (não mais obrigatoriedade do uso de máscaras). É importante que essa comunicação fique bem clara para população. É quando a gente chegar em 65% da população total da cidade vacinada e 80% da população adulta. Isso deve acontecer em torno de 10 a 15 dias, e vamos acompanhar os indicadores epidemiológicos até lá. A gente ainda tem 15 dias pra acompanhar essa evolução da vacinação”, explicou.