Como forma de homenagear os produtores rurais pelo Dia da Agricultura (17/10), a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Agricultura , iniciou nesta segunda-feira (18/10), a entrega de mudas de café subsidiadas para os produtores rurais da capital estadual do café.
Até o final de dezembro, serão distribuídas 250 mil mudas que foram cultivadas no Horto Municipal Dr. Francelino Bastos França. Os cafeicultores podem adquirir as mudas pela metade do valor de mercado. Para isso, foi realizado um cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, que entregou simbolicamente a muda aos produtores, falou do incentivo aos produtores.
“É um estímulo da Prefeitura aos produtores do município, fora outros incentivos como entrega de calcário, tratores para ajudar no preparo do terreno e etc. Queremos com isso, incentivar cada vez mais Varre-Sai a ter uma safra maior, o que vem enriquecer o município e principalmente, dar trabalho a uma multidão de pessoas na zona rural”, lembrou o prefeito.
O cafeicultor Pedro Ladeira foi o primeiro a recolher as 4 mil mudas que adquiriu no Horto.
“É muito bom para o produtor rural, uma vantagem grande porque gastamos pouco com a muda na metade do preço e ainda fornecem trator para arar a terra. A Prefeitura ajuda muito a comunidade agrícola de Varre-Sai”, afirmou.
O secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, José Maria de Freitas Pellegrini, lembrou que quando assumiu a Secretaria, em janeiro, solicitou o apoio ao prefeito para produzir o máximo de mudas no Horto para ajudar os produtores.
“Agradeço a Deus e ao prefeito Silvestre por todo o apoio. Conseguimos fazer o máximo de mudas para chegar mais cedo para os produtores porque outubro é o período ideal para fazer esse plantio e isso vai ajudar muitos os produtores”, frisou o secretário.
Entre as mudas cultivadas no Horto Municipal estão as das variedades: catucaí vermelho 785, catucaí amarelo 24/137 e arara vermelho, consideradas muito produtivas.
“A Prefeitura vem trabalhando com a formação de mudas de café para ajudar os produtores há bastante tempo. No início, através de uma parceria com o Ministério da Agricultura, nós procuramos trazer variedades novas e resistentes a pragas e doenças, o que melhorou muito a produtividade do parque cafeeiro”, concluiu o técnico do Ministério da Agricultura.