A 1ª Caminhada das Sementes promovida pelo projeto Itaocara + Verde cumpriu fielmente seu objetivo. No sábado (23/10), aproximadamente 100 pessoas participaram da ação, que despertou a importância para a consciência ambiental e para a prática de atividades físicas ao ar livre.

O ex-vereador Diego Cidade – que morreu em junho vítima da Covid-19 – foi lembrado e homenageado com o plantio de uma muda de Ipê Roxo, pelas mãos da esposa Marcelly e do irmão Douglas.

“A homenagem ao Diego, nem sei se tenho como expressar a emoção. Professor dos meus filhos, uma pessoa próxima, fiquei muito tocada! Essa muda de árvore representa tanto, ainda mais um ipê, uma árvore que se despe de folhas, parece morta e renasce com uma linda florada. Gera muitas sementes, muitas novas vidas a serem germinadas. O Diego plantou a semente dele no coração de muitos meninos”, contou emocionada a presidente do Itaocara + Verde, Elaine Seixas.

Os alunos do projeto social de Jiu-Jitsu do professor Anderson Souza também participaram plantando a primeira muda da espécie Mulungu Vermelho, em Itaocara.

“Quando começamos a sonhar e planejar o projeto Itaocara + Verde, não tínhamos ideia de todo o impacto que ele causaria na sociedade, para além da questão ambiental, trabalhando a inclusão social e o fomento ao turismo. Nós estamos muito felizes com o engajamento da população e realizadas com o resultado da 1ª Caminhada das Sementes”, contou a vice-presidente do projeto Monique Ribeiro.

A Associação de Canoagem de Itaocara (ACAI), que realiza um trabalho exemplar de turismo e preservação ambiental no município, também participou plantando uma muda de Pau-Ferro, espécie nativa da Mata Atlântica, na Praça dos Quiosques.

Antes do início da caminhada, os inscritos foram recepcionados com um café da manhã e, na sequência, todos participaram de um alongamento em meio à natureza.

“O alongamento foi um momento ímpar. Bonito de ver aquela praça cheia de verde e de pessoas praticando atividade física numa manhã agradável de sábado, em meio às árvores, na beira rio”, contou Elaine.

Várias instituições de ensino do município marcaram presença no evento, com a participação de diretores, professores e alunos engajados. A secretaria de Meio Ambiente de Aperibé também participou, confirmando a nossa parceria de sucesso com o projeto Aperibé + Verde.

As sementes distribuídas foram plantadas às margens do Córrego Santo Antônio, no bairro Adovane, a fim de recuperar a mata ciliar desse importante corpo hídrico e, com isso, minimizar os efeitos de fortes chuvas e enchentes. Ao final do evento os inscritos participaram de um sorteio de brindes, todas doações de parceiros do projeto.

“O ipê plantado em homenagem ao Diego vai crescer e essa placa de homenagem crescerá em tamanho junto com ele. Que venha a II Caminhada das Sementes”, concluiu Elaine. Você pode ajudar o projeto a ser maior doando qualquer quantia via PIX: itaocaramaisverde@gmail.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here