Em Itaperuna, RJ, a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica animal na zona rural do município superou as expectativas dos técnicos de zoonoses da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS). Mais de 3 mil animais foram vacinados.
O trabalho aconteceu durante todo o dia do último sábado, 23, atendendo à população que prontamente, trazendo seus animais, compareceu aos postos montados estrategicamente, em vários pontos das localidades.
Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, em cada posto esteve presente pelo menos uma equipe com três técnicos.
“Tudo isso para dar mais agilidade na aplicação da vacina e comodidade à população. As equipes foram designadas, mediante o cálculo da densidade populacional estimada do último ano de vacinação em animais, considerando cada localidade da zona rural, porém o número foi além da expectativa”, ressalta o coordenador.
As localidades contempladas com a vacinação durante esta etapa, cobriram as seguintes localidades:
Aré: 409 animais
Boa Ventura: 540 animais
Córrego da Chica: 221 animais
Córrego Seco: 124 animais
Penha: 151 animais
Raposo: 381 animais
Retiro: 726 animais
Venâncio: 839 animais
Totalizando 3.391 animais imunizados parcialmente nesta etapa. Restando as localidades do Avaí, Itajara, São Sebastião e outras regiões que estão sendo mapeadas.
CVAS INFORMA
Apenas animais do grupo de caninos e felinos serão vacinados contra a raiva animal. Quando os tutores levarem seus respectivos animais à campanha de vacinação, os cães deverão estar de coleiras e guias. Quando necessário, animais com potencial agressivo, devem estar de focinheiras. Os gatos deverão estar em caixas de transporte.
Importante frisar que crianças não devem conduzir os animais. Somente adultos. A contenção do animal é de responsabilidade do proprietário. O uso do “cambão”, não é mais usual nas vacinações contra a raiva, pois pode machucar os animais.
Outras orientações serão passadas pelos técnicos no momento da vacinação.
IMPORTANTE – A vacina vai permanecer disponível durante toda a Campanha no Centro de Controle de Zoonoses da CVAS, situado na Rua Benedito Nicolau, 828 – São Mateus (antiga fábrica de remédios). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 11h.