Miracema, no Noroeste Fluminense, conquistou o 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2021 no Estado do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado recentemente, e Miracema apresentou nota 5,4, superando as médias estadual (4,9) e nacional (5,0) no IOEB, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais do município.
O IOEB indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um município ou estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual, mas também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.
Na última avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Miracema também ocupou o topo do ranking com os resultados de 5,9 para o Ensino Fundamental II e 6,1 para o Ensino Fundamental I. O município tem organizado seminários externos para compartilhar experiências e inspirar outras redes de ensino, e continua buscando aperfeiçoar sua política educacional com novos currículos para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, aliados ao desenvolvimento das competências socioemocionais para a formação integral dos estudantes.
Neste ano, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o município autorizou o retorno das atividades presenciais no modelo híbrido desde fevereiro. Realizou no segundo semestre o Seminário de Educação de Miracema e após as baixas dos números de casos da Covid-19, tem realizado aulões com alunos do 5º e 9º anos. Segundo a Assessora Pedagógica Vanessa Sentinelli, “os aulões objetivam relembrar conteúdos e motivar alunos. As escolas são convidadas para esses encontros que acontecem no Clube da Cidade e a metodologia aplicada é bem diferente de uma aula cotidiana na escola”.
O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, e é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais. Os dados de todos os municípios e estados estão disponíveis no site: https://ioeb.org.br/.