O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, recebeu na terça-feira, a visita do Superintendente da Funasa do Rio de Janeiro, Raul Fanzeres, em seu gabinete. Na ocasião, eles discutiram o andamento do Convênio de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município de Varre-Sai.

O Superintendente explicou que em função do marco regulatório de saneamento, o prazo é até 2033 para universalizar o serviço de saneamento, em todos os municípios do país.

“A Funasa vem percorrendo todos os municípios que pode apoiar, no sentido da gente fazer um plano de saneamento e programar as ações efetivas com tratamento de esgoto, distribuição durante esse período. A princípio, seria um projeto de implantação do sistema de saneamento global. Em função da liberação do orçamento, a gente vai cumprindo as etapas que esse planejamento definir”, disse o Superintendente da Funasa.

O município de Varre-Sai já vem trabalhando na implantação do sistema de esgotamento sanitário desde 2018, quando foi assinado convênio com a Funasa.

“A gente está em fase final de aprovação do projeto que foi apresentado pela Prefeitura do município. Já está bastante adiantado, estou levando como prioridade . Vou ver em que fase está e a gente aprovando o projeto, libera o município para licitar e fazer a liberação de etapas desse convênio de R$ 4 milhões”, explicou o superintendente.

Além do prefeito, estiveram participando da reunião o secretário municipal de Obras, José Maria Pelegrini, juntamente com o setor de Engenharia, e o secretário municipal de Gabinete, Vinicius Oliveira Dutra.

“Agradeço a visita do Dr.Raul ao município. Ele que é superintendente da Funasa no RJ e está bem a par do convênio de Varre-Sai que é um passo muito importante para realizar o que a gente sempre quis, e foi motivo da minha candidatura, que é a despoluição do Ribeirão de Varre-Sai. Não pode ter um lugar bonito, no centro da cidade, com esgoto a céu aberto”, pontuou o prefeito Silvestre.

Deixe uma resposta