O governador Renato Casagrande anunciou a ampliação das vagas para soldados combatentes no próximo concurso da Polícia Militar. Serão mais 440 vagas no certame anunciado em agosto, que previa inicialmente o preenchimento de 671 postos disponíveis na corporação. Agora serão 1.111 vagas, sendo 1.000 delas para soldados combatentes. Com informações da Tribuna Online.
O próximo concurso da PM também prevê 30 vagas para soldados auxiliares de saúde; 22 para soldados músicos; 20 para oficiais médicos; 20 para oficiais dentistas; dez para oficiais enfermeiros; cinco para oficiais farmacêuticos/bioquímicos; duas para oficiais médicos veterinários e duas para oficiais músicos.
O edital ainda não tem data para ser publicado, mas o concurso está previsto para ocorrer até o fim de 2022. A seleção está prevista no Orçamento do Estado.
O anúncio foi feito durante solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar, no Ginásio da UniSales, em Vitória.
Durante a solenidade, o governador lembrou que a última formatura de uma turma de soldados ocorreu durante sua gestão passada. “É muito bom rever esse ginásio lotado de policiais e seus familiares. Não se faz segurança pública somente com policiais e, em hipótese nenhuma, se faz segurança pública sem policiais. Quando autorizamos o novo concurso, compreendemos que o trabalho dos policiais é essencial para que tenhamos segurança pública no Estado”, afirmou.
Os novos militares são oriundos do concurso público iniciado em 2018, que foi finalizado com aumento de vagas autorizado pelo governador.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, enfatizou a importância do investimento nos recursos humanos dentro da atual gestão. “Os concursos foram retomados e as vagas do concurso anterior foram aumentadas em mais do que o triplo”, disse.
Ramalho acrescentou que uma nova turma está passando pelo curso de formação, com mais 278 alunos. “Esperamos realizar a formatura dessa nova turma no próximo ano. Além disso, novos concursos já estão autorizados e sendo construídos pelo Comando-Geral da Polícia Militar”.
O último concurso da Polícia Militar foi aberto em 2018. Atualmente, segundo o plano de reajustes de salários aprovado, as remunerações variam entre R$ 3.888 e R$ 8.597, após o período de formação inicial.