Apesar da queda sustentada de casos, óbitos e internações por coronavírus no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde está em alerta e monitorando a ameaça de chegada da nova variante da covid, a Ômicron, ao país. Se o combate ao covid se mantiver neste nível, as festividades e os eventos de fim de ano poderão ser liberados para acontecer no Estado. Com informações da Tribuna Online.

A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, pelas redes sociais nesta segunda-feira (29).

“Restrições as festas de fim de ano, ao ciclo verão/carnaval e a atividades mais amplas podem ser adotadas principalmente se houver fato novo reconhecido como escape vacinal associado a baixa adesão ao esquema completo e a desobediência civil”, disse.

O secretário voltou a reforçar a importância da participação da população neste combate ao covid.

“Temos um comportamento de queda sustentada de casos, óbitos e internações no Brasil e no Espírito Santo, mantidas as atuais características da pandemia podemos sim abrir uma agenda de ampliação das atividades econômicas e sociais. Podemos ter festas de fim de ano e verão”, escreveu.

“Estamos enfrentando uma nova variante com condições diferentes das que tivemos ao início da pandemia e no surgimento da Delta. Vacinar, vacinar, vacinar, testar, testar, testar, manter o uso das máscaras por mais tempo”, disse o secretário.

Viajantes do exterior serão obrigados a fazer teste

Outra informação divulgada pelo secretário foi a determinação que todos os viajantes que chegarem ao Estado vindos do exterior terão que ser submetidos a coleta de RT-PCR ainda no Aeroporto de Vitória. A orientação é válida para todos os passageiros, independente de apresentar sintomas ou não.

Ainda segundo Nésio Fernandes, todos os passageiros – que viajaram nos últimos 14 dias – devem procurar um ponto de coleta de RT-PCR independente de terem sintoma ou não. “Todos os resultados positivos serão sequenciados”, afirmou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here