O mês de dezembro promete terminar com uma grande mobilização para salvar vidas em São Fidélis, no Norte Fluminense. O Projeto USE – Um Sorriso de Esperança – em parceria com o Hemocentro Regional e com o Hospital Armando Vidal promoverá no próximo dia 30 a 18ª Campanha de Doação de Sangue. Os doadores de 18 a 35 anos poderão ainda se cadastrar como doadores de medula óssea.
Devido à pandemia de Covid-19, a campanha acontecerá por agendamento prévio, visando evitar aglomerações. Os interessados em ajudar a salvar vidas podem agendar o horário da doação de sangue pela página do USE no Facebook AQUI ou pelo telefone (22) 99975-2878. Os horários poderão sofrer alterações por imprevistos da equipe do Hemocentro. Quem tomou vacina contra Covid-19 pode doar, respeitando o intervalo de 48h para quem tomou a Coronavac ou 7 dias após as demais vacinas.
Para doar é preciso levar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e derivados de leite nas três horas que antecedem a doação, não fumar duas horas antes de doar e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h. Vale lembrar que os doadores têm direito a uma folga no trabalho e podem ajudar a salvar até quatro vidas com uma bolsa de sangue.
Na campanha não será feita a doação de medula nesta campanha, apenas o cadastro. Se um dia o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) encontrar pacientes compatíveis será feito contato para realização de testes e, confirmando a compatibilidade, é que será feita a doação, que é voluntária e não obrigatória. É preciso ter entre 18 e 35 anos e apenas será feito o cadastro a quem for doar sangue. O uso de máscara é obrigatório.