A destinação de recursos para a reforma e restauração do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, instalado no Solar do Colégio, na Baixada Campista, foi aprovada por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na noite de quinta-feira (16). O prefeito Wladimir Garotinho fez um agradecimento especial ao presidente da Casa Legislativa, André Ceciliano, a quem solicitou o apoio para a recuperação de um dos principais equipamentos culturais de Campos em outubro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), na apresentação do Fundo Soberano dos Royalties do Petróleo.
“Foi um pedido que fiz ao presidente da Alerj para direcionar esses recursos à Uenf e nos ajudar na reforma do Arquivo Público, antiga fortaleza dos jesuítas. É um ganho extraordinário para nossa cultura e também para a valorização do patrimônio histórico de nossa cidade. Mês passado apresentei, juntamente com o reitor da Uenf, Raúl Palacio, e com o deputado Bruno Dauaire, as plantas e a planilha de custo orçamentário do projeto de restauração desse prédio do século XVII. Hoje, a liberação desse repasse para a Uenf executar o projeto foi aprovada por todos os deputados e só temos a agradecer. Com as obras, nosso objetivo é tornar o Arquivo Público, que já é o equipamento histórico-cultural mais importante do interior do Rio e o quinto em importância do Brasil, o melhor e mais bem equipado da América Latina”, declarou o prefeito.
São R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Alerj em recursos para a restauração do Solar do Colégio e também para restauração do acervo e digitalização dos documentos do Arquivo Público. Os repasses, que ocorrerão conforme as intervenções, serão feitos diretamente à Uenf. que acompanhará a execução do projeto desenvolvido em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra).
“Essa obra no Arquivo Público de Campos é uma conquista histórica para toda a região. É um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio histórico que precisa de reforma e eu sabia que o presidente André Ceciliano, junto com os demais deputados, não deixaria esse importante instrumento cultural de fora do apoio da Alerj. Queria parabenizar ainda o prefeito Wladimir Garotinho, que também foi incansável na busca por esses recursos, assim como o reitor da Uenf Raul Palacio”, comentou o deputado estadual Bruno Dauaire.
A Uenf acompanhará a execução do projeto desenvolvido em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra). A universidade tem outros projetos para o Solar do Colégio, prédio construído pelos Jesuítas no século XVII, o mais antigo de Campos tombado pelo Iphan.