O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou, em entrevista exclusiva ao MG1 nesta segunda-feira (10), que o estado está levantando os danos provocados pelas chuvas nos municípios mineiros para ajudar as prefeituras na reconstrução de infraestruturas e no atendimento às vítimas.

Pela manhã, o governador se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, para discutir o assunto.

Zema também disse que todas as barragens estão sendo monitoradas e que, neste momento, não há “nenhum risco maior de que qualquer uma venha a sofrer um dano”.

De acordo com Zema, o estado está fornecendo cestas básicas e materiais de limpeza e saúde para as famílias que precisaram sair de casa. Em todo estado, 3.409 pessoas ficaram desabrigadas e 13.734 desalojadas neste período chuvoso. Há 145 cidades em situação de emergência.

“Infelizmente, muitas pessoas acabaram perdendo todo o mobiliário e eletrodomésticos que tinham dentro de casa”, disse.

Segundo o governador, além do atendimento humanitário, a prioridade do governo agora é liberar as vias públicas que estão interditadas por causa de problemas relacionados às chuvas.

Barragens

Zema falou também que o estado está monitorando o nível de segurança de todas as barragens e que, no momento, “toda a situação está sob controle”.

“Estamos vivendo, infelizmente, um momento de chuvas totalmente fora do padrão, mas no momento posso dizer que temos toda a situação sob controle”, afirmou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here