A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da equipe da Coordenação de Saúde Mental vem realizando inúmeras ações referentes ao “Janeiro Branco”, campanha que objetiva promover a conscientização e proteção da saúde mental.
Com o apoio do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; e da secretária Municipal de Saúde Adriana Levone; através da representação da coordenadora de Saúde Mental Rosemeira Almeida; e da coordenadora do CAPS Infanto Juvenil Simone Oliveira foi realizada uma passeata na Avenida Cardoso Moreira. A iniciativa visou chamar a atenção para o cuidado e autocuidado com a saúde mental. Em vários pontos da cidade foram instalados cartazes e, colocados objetos que fazem alusão à campanha.
O “Janeiro Branco” tem a perspectiva de convidar para a reflexão sobre nossa história, o sentido e o propósito da vida, lembrando que a primeira meta do ano é “cuidar da gente”. E o Programa de Saúde Mental segue com esta meta: CHAMAR A SUA ATENÇÃO PARA O CUIDADO COM VOCÊ!
O tema “Janeiro Branco” também foi levado para o 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Na oportunidade foi ressaltada a importância do autocuidado em saúde mental no contexto policial, destacando o acesso ao tratamento pelo SUS em Itaperuna. A equipe destacou a importância de tratamentos que seguem a Reforma Psiquiátrica e Atenção Psicossocial. Com a frase “quem cuida de Si cuida de todos”, reforçou-se a necessidade de se manter um ambiente funcional através do autocuidado e do cuidado compartilhado.
Participaram da ação no 29º BPM a coordenadora de Saúde Mental Rosemeira Almeida, a coordenadora do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental Lourdes Rocha e a psicóloga do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental Mariana Ramos.
E as ações continuam durante o mês. A equipe do Programa de Saúde Mental tem feito um trabalho de conscientização de forma ampliada, chamando a atenção da humanidade para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. A equipe foi para as ruas falando sobre a importância do autocuidado e promoção de saúde mental nos diferentes espaços.
A psicóloga Mariana Ramos, juntamente com a coordenadora Rosemeira Almeida falaram sobre a importância de manejar as emoções e do autocuidado para um grupo de capoeiristas (Abadá Capoeira), ressaltando a Capoeira como uma forma de autorregularão. Na oportunidade, buscou-se estimular forças pessoais, além de reforçar os cuidados com a saúde mental, como prioridade. “É preciso cuidar da saúde mental como uma prioridade. Vale ressaltar que os dispositivos de saúde mental do Município de Itaperuna possuem acesso ampliado a toda população itaperunense. Janeiro branco é um momento de reflexão”, conclui a coordenadora Rosemeira.