O governador Cláudio Castro esteve neste sábado (29/01) na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte, para acompanhar de perto diversas ações do Governo do Estado para a população. A ação aconteceu na quadra da escola de samba Unidos do Jacarezinho.

A iniciativa, também realizada na Muzema, na Zona Oeste, faz parte do Cidade Integrada, programa do Governo do Estado que está atuando nas duas localidades desde o início da semana e tem como objetivo levar desenvolvimento social, econômico, infraestrutura e segurança para a população que vive nas comunidades do Rio de Janeiro.

– A realização de ações como essa é a prova de que o Estado está presente. Estamos há mais de uma semana aqui com ações que vão transformar a vida da população, começando pela limpeza dos rios Jacaré e Salgado, que sofrem abandono de décadas. É a prova de que não é só a polícia aqui dentro. Essa é a terceira vez que venho aqui nos últimos dias. Vou continuar acompanhando de perto – afirmou o governador.

Cláudio Castro aproveitou o momento para reforçar que este é um programa de ação permanente na comunidade e de maneira integrada com outros poderes.

– A partir desta semana, vai entrar mais uma gama de serviços aqui. É uma integração dos serviços públicos estadual e municipal com a iniciativa privada, todo mundo fazendo do Jacarezinho uma terra diferente depois de tantos anos de abandono. Isso demonstra a integração desse projeto, que não é de segurança pública nem só do Estado, é um programa de retomada desse território e de entregá-lo para o verdadeiro dono dele, a população, tanto do Jacarezinho como da Muzema – reforçou o governador.

RJ para Todos
Muitos dos serviços levados para as duas comunidades neste dia de ação social, por meio do programa Cidade Integrada, fazem parte do projeto RJ para Todos, criado para facilitar a vida dos moradores que precisam atualizar documentos e promover a reinserção familiar, inclusão ao mercado de trabalho e acolhimento social.

Detran
Além do RJ para Todos, o Detran.RJ abriu seu posto de Identificação Civil e de Habilitação na quadra do GRES Unidos do Jacarezinho. A nova unidade, instalada num contêiner, passou a emitir documentos de identidade e carteiras de habilitação. Em breve, o posto ganhará duas salas fixas dentro da quadra. Os serviços da autarquia também foram oferecidos na Muzema, dentro da Igreja Internacional Ágape.

AgeRio
Uma equipe da AgeRio (Agência Estadual de Fomento) esteve disponível no Jacarezinho e na Muzema para receber os empreendedores interessados em linhas de crédito e tirar todas as dúvidas.

Posto do Sine
A Secretaria de Trabalho e Renda ofereceu serviços do Sine (Sistema Nacional de Emprego), como encaminhamento para vagas de emprego, orientação sobre carteira de trabalho digital e sobre seguro-desemprego.

Títulos de propriedade
A Secretaria das Cidades, por meio do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), fez o cadastro preliminar socioeconômico de famílias das comunidades do Jacarezinho e da Muzema neste sábado. Esta, aliás, é a segunda etapa do processo de regularização fundiária na comunidade.

Desenvolve Mulher
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos aproveitou para iniciar a divulgação das inscrições para o programa Desenvolve Mulher, que começam no próximo dia 3 de fevereiro. O projeto foi criado para mulheres com idades entre 16 e 30 anos e que são chefes de família. A iniciativa vai ofertar capacitação profissional com foco no empreendedorismo para permitir a geração de renda própria.

Sistema Fecomércio leva estética e atividades às comunidades

O Sistema Fecomércio RJ também realizou, por meio do Sesc e do Senac RJ, ações sociais no Jacarezinho e na Muzema. O Senac RJ ofereceu gratuitamente cortes de cabelo masculino e feminino, massagem e revitalização facial. Havia ainda jogos educativos, como jogo da velha, caixa das sensações, jogo da memória, entre outros, promovidos pelo Sesc RJ. O Sesc RJ disponibilizou serviço de massoterapia.

As iniciativas deste sábado voltam a acontecer na próxima semana.

Deixe uma resposta