Lançado há 15 dias pelo governador Cláudio Castro, o Cidade Integrada está levando ações sociais, desenvolvimento econômico, infraestrutura e segurança para as comunidades do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e da Muzema, na Zona Oeste. Nesta sexta-feira, o governador apresentou um balanço do período e uma plataforma, em desenvolvimento, onde a sociedade poderá acompanhar o avanço do programa. E para reforçar o diálogo, foi implantado um Comitê de Governança do Programa Cidade Integrada.

O Cidade Integrada envolve cerca de 40 órgãos e secretarias estaduais oferecendo ações voltadas para mulheres, idosos e jovens; construção e reforma de equipamentos públicos; melhorias habitacionais e de infraestrutura; saneamento; saúde; educação, além de fóruns e grupos de trabalho para discutir a implementação das demandas da população. A previsão é de cerca de R$ 500 milhões em investimentos nas duas comunidades até a conclusão do programa. Cerca de 40 mil habitantes serão beneficiados diretamente.

– Hoje, lançamos a plataforma do Cidade Integrada, liderada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, onde os órgãos de controle, a imprensa e a sociedade poderão acompanhar os passos do programa: o que foi gasto, o que será implantado e que o está sendo planejado. Quinze dias depois do início, a ferramenta já está no ar, o que só reforça a transparência do Estado e o compromisso com a população. Eu faço o acompanhamento em tempo real e tenho sido exigente com as cobranças junto à gestão  – afirmou o governador Cláudio Castro.

SOCIAL
Na área Social, uma das grandes carências identificadas nas comunidades, o governo levou ação de serviços do RJ para Todos e realizou no último sábado mais de 4 mil atendimentos aos moradores, desde emissão gratuita de documentos, gratuidade para certidões, cadastro no balcão de empregos, orientações de saúde bucal, cadastramento para o processo de regulamentação fundiária, entre outros. Novas ações vão acontecer amanhã (05/02) e nos dias 12 e 19 de fevereiro.

Um posto do Detran foi instalado provisoriamente na quadra da escola de samba Unidos do Jacarezinho – com três pontos de atendimento para habilitação e três para identificação civil – até que seja concluída a obra do posto definitivo. Apenas em uma semana, foram realizados 980 atendimentos no Jacarezinho e na Muzema.

O programa Casa Legal, do Iterj, atendeu 225 moradores do Jacarezinho e 87 na Muzema e iniciou o mapeamento das duas regiões para identificar as áreas que são passíveis de regularização. Até 3 mil famílias serão beneficiadas nesta primeira fase.

Na promoção do esporte, o programa Esporte Presente, coordenado pela Suderj e o Ceperj, cadastrou mais de 80 alunos para as aulas de zumba e ginástica funcional. As aulas estão acontecendo na quadra da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho.

A Biblioteca Parque, que é um importante polo de educação e cultura, abriu inscrições para projetos e oficinas culturais. Já estão sendo oferecidas aulas para a formação de orquestra e no projeto ‘Parque de Ideias’ são oferecidas aulas de Jiu-Jitsu, funcional, capoeira, zumba, violino, flauta doce, redação, percussão, canto e teatro.  Além disso, artistas locais estão sendo cadastrados para participarem do projeto ‘Favela Criativa’.

Ainda na área de atenção Social, estão abertas as inscrições para o Desenvolve Mulher, projeto criado para mulheres com idades entre 16 e 30 anos e que são chefes de família, a iniciativa vai ofertar capacitação profissional com foco no empreendedorismo para permitir a geração de renda própria. Somente no primeiro dia, 107 mulheres se inscreveram.

INFRAESTRUTURA
Na área de Infraestrutura vem sendo realizada a macrodrenagem para limpeza dos rios Salgado e Jacaré. Até o momento mais de 700 toneladas de resíduos foram retiradas no Jacarezinho.

A revitalização da Escola Estadual Luiz Carlos da Vila foi iniciada dia 24 de janeiro. Funcionários da Emop estão realizando reparos em toda a estrutura. A piscina olímpica está sendo reestruturada e uma horta foi plantada e os alimentos da colheita serão utilizados na merenda escolar.

No Centro da Juventude (CRJ) foram iniciadas em janeiro obras de reforma como pintura, recuperação da fachada, do telhado e revisões hidráulica e elétrica.

A concessionária Águas do Rio iniciou nestes últimos 15 dias um importante trabalho de saneamento na comunidade do Jacarezinho que envolve: 35 serviços de desobstrução e limpeza de redes de esgoto; 2 km de rede de esgoto desobstruídos na linha férrea; 28 poços de visita foram recuperados e 5 novos foram construídos e substituição da rede de esgoto da Rua Tamoios. Também foi iniciada a implantação de 30 metros de tubulação de esgoto e construção de novos poços de visita na comunidade. Para a melhoria no abastecimento de água no Jacarezinho foram reparados 30 vazamentos.

Uma grande responsável pela melhoria na infraestrutura das comunidades, a Prefeitura do Rio vem fazendo intervenções importantes no Jacarezinho. Foram consertados 600 buracos em 125 ruas, foi feita limpeza de 135 caixas de ralo, 68 poços de visita, 113 m³ de caixas de contenção, 342 metros de ramais de ralo e 187 metros de canaletas. E ainda 15 instalações de grelhas e tampões em 14 ruas.

ECONOMIA
Com a finalidade de aquecer a economia local, o Governo do Estado enviou agentes da AgeRio para mapear os comércios das duas comunidades e, em uma semana, mais de 200 empreendedores já solicitaram financiamento. Serão destinados R$ 30 milhões para as linhas de crédito do Comunidade Integrada, todas com juros de 0%.
Ainda na área de trabalho e renda, foi iniciada reforma na Casa do Trabalhador, um importante equipamento público para geração de emprego. Para a obra foram contratados 17 moradores do Jacarezinho que estão realizando reparos elétricos, limpeza de calhas e alvenaria. Nos primeiros 15 dias desde o lançamento do Cidade Integrada, 25 profissionais foram encaminhados para vagas de emprego.

SEGURANÇA
Para que todos os serviços pudessem entrar nas duas comunidades foi realizada a retomada do território através das forças policiais. As polícias Militar e Civil estão atuando de forma integrada e efetuaram até o momento 72 prisões de criminosos, apreenderam mais de uma tonelada de drogas e retiraram das ruas 27 toneladas de barricadas que impediam o acesso a estas regiões.

Como resultado da presença policial e consequente estabilização do terreno, o Instituto de Segurança Pública (ISP) analisou os registros de ocorrências de antes e depois do lançamento do programa Cidade Integrada e constatou importante redução criminal.

Em relação a Roubos de Rua, por exemplo, de 01/01 a 18/01 (antes do programa) foram registrados 57 casos, e de 19/01 a 31/01(após o lançamento) caíram para 20 casos. Os roubos de veículos na região também reduziram. No período de 01/01 a 18/01, foram registrados 21 casos e, de 19/01 a 31/01 (após o lançamento do programa), caíram para 13 registros.

TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO E GOVERNANÇA
Para que todos os projetos do Programa Cidade Integrada possam ser acompanhados pela população, o Governo do Estado apresentou um site (http://www.cidadeintegrada.rj.gov.br) que permitirá, de forma transparente, fazer o monitoramento. Para reforçar o diálogo, foi implantado um Comitê de Governança do Programa Cidade Integrada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here