Milhares de vidas poderiam ser salvas se as pessoas soubessem como identificar os primeiros sinais de um ataque cardíaco. É o que afirma o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).

Os médicos britânicos estão fazendo uma campanha para que as pessoas fiquem mais atentas aos primeiros sintomas comuns do infarto, como sudorese e aperto no peito — para caso apareçam, liguem para o número de emergência (192, no Brasil).

A campanha foi lançada depois que um levantamento mostrou que pouco menos da metade das pessoas sabia identificar alguns dos sinais.

Na pesquisa, realizada com 2 mil participantes, apenas 41% disseram saber que a transpiração era um dos primeiros sintomas, enquanto somente 27% estavam cientes que tontura, sensação de fraqueza ou desconforto também eram comuns.

O que torna o infarto mais letal em pessoas jovens

A taxa de sobrevivência geral para pessoas que sofrem um ataque cardíaco é de sete em cada 10, subindo para nove em cada 10 para quem procura tratamento hospitalar precoce.

A nova campanha do NHS pede às pessoas para ligarem para o número de emergência se apresentarem sintomas iniciais comuns que podem indicar um infarto, incluindo sudorese, desconforto e aperto no peito.

Segundo a NHS, os sintomas de um ataque cardíaco podem incluir:

– Dor no peito — uma sensação de pressão, peso, aperto ou compressão no peito;

– Dor em outras partes do corpo — pode parecer que a dor está se espalhando do peito para os braços (geralmente o braço esquerdo é afetado, mas pode afetar ambos os braços), mandíbula, pescoço, costas e abdômen;

– Sensação de tontura ou atordoamento;

– Sudorese;

– Falta de ar;

– Sentir-se enjoado ou vomitar;

– Uma sensação forte de ansiedade (semelhante a ter um ataque de pânico);

– Tosse ou chiado;

Quem sofre uma parada cardíaca geralmente morre em questão de minutos se não receber tratamento. Um ataque cardíaco pode levar a uma parada cardíaca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here