O Rio de Janeiro acabará com a obrigatoriedade de máscaras, inclusive em lugares fechados, a partir de amanhã (8). Paes explicou que cumpriu a determinação do Comitê Científico, que se reuniu nesta manhã e, diante do melhor cenário epidemiológico da pandemia, decidiu pelo afrouxamento.

Com isso, estabelecimentos públicos e privados deixam de ser obrigados a exigir o uso de máscaras em suas instalações. A obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre já havia sido encerrada em outubro de 2021. O Rio é a primeira capital do país a fazê-lo.

Paes ainda sinalizou que o passaporte de vacina também deve deixar de ser exigido em breve na cidade. Segundo o prefeito, caso o esforço para completar a aplicação da terceira dose tenha resultado, essa restrição deve cair daqui a três semanas.

Na última quinta, o governo estadual havia publicado um decreto liberando cada um dos 92 municípios a decidirem se mantinham ou não a obrigatoriedade. Antes da capital, a prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, já havia anunciado na sexta a liberação do uso de máscaras em locais abertos e fechados.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou que se o carnaval tivesse causado alguma mudança, “a prefeitura estaria vendo uma alteração nos índices”.

Casos e mortes em queda

De acordo com dados da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), a cidade não registrou mortes pela doença na última semana epidemiológicas —entre 27 de fevereiro e cinco de março. Na semana epidemiológica anterior foram registradas apenas quatro mortes, o menor número desde o início da pandemia.

A vacinação também está avançada em quase todas as faixas etárias. Entre os adultos, 99,5% da população tomou as duas doses ou dose única da vacina. A dose de reforço foi aplicada em 54,1% do público.

Considerando também crianças e adolescentes a partir de 5 anos, 97,3% do público-alvo tomou a primeira dose da vacina, enquanto 89,2% tomou duas doses ou dose única. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 33,2% ainda não foram vacinadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here