No dia 22 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna (SEMA) não poderia deixar passar essa data importante, em branco. Vale lembrar que este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso, a fim de garantir a sobrevivência de todos os ecossistemas do Mundo.
A SEMA entrou em contato com Secretaria Municipal do Ambiente de Santo Antônio de Pádua, através da secretária Juliana Souto Jardim; que em parceria com a FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), por intermédio do extensionista Ramon Brum de Moraes e Silva, conseguiu a doação de 1.200 alevinos (lambari – Astyanax bimaculatus).
E na última terça-feira, 22, esses alevinos foram soltos no lago do Parque Municipal Jardim Vitória, visando o repovoamento da espécie. Alunos da Escola Municipal Águas Claras também participaram da soltura dos alevinos.
Para Sérgio Zampiér, secretário Municipal do Ambiente, é de essencial importância ter bons parceiros. “O prefeito Alfredão vem adotando a filosofia de trabalharmos com parcerias, e a Secretaria do Ambiente vem trabalhando com importantes parceiros, como a FIPERJ, a Secretaria do Ambiente de Pádua, dentre outros parceiros mais”, reforça Zampiér.
Já Marcelo Poeys, secretário Municipal de Educação, destacou a importância da participação dos alunos. “Esse tipo de ação é muito importante para os nossos alunos, que aproveitaram o momento, para aprender um pouco mais com os técnicos do Ambiente, e aprender um pouco mais sobre essa importante data”, completa Marcelo.
O vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel, também participou do evento. “É com muita alegria, que podemos estar juntamente com essa criançada, comemorando o Dia Mundial da Água. Tenho certeza que esse é um momento que ficará marcado na memória de cada um, desses alunos. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento”, diz Nel.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, parabenizou a todos e ratificou o compromisso em deixar um legado verde para as futuras gerações.
“Parabenizo a todos os envolvidos nesse bonito momento de soltura dos peixes. Entendo que devemos deixar um legado verde para as futuras gerações, e estamos trabalhando para que o nosso município fique cada vez mais verde. Esse é um compromisso não só da Secretaria do Ambiente, mas de todos nós, que lutamos por uma Itaperuna cada vez melhor”, finaliza Alfredão.
Também participaram da soltura dos alevinos o vereador Adenilson da Silva Zacharias, demais autoridades e convidados.