A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) promove, nos dias 30 e 31 de março, o I Simpósio Regional de Pesca e Aquicultura do Norte e Noroeste Fluminense. O evento vai ocorrer no Município de Italva, na sede da Emater Rio.
Nos dois dias de Simpósio, estão programadas palestras que abordam temas e práticas importantes para os pescadores e aquicultores, em especial, aqueles que atuam no Norte e Noroeste do Estado. Entre os assuntos expostos estão desde aqueles voltados às técnicas de pesca e produção, até aspectos de licenciamento ambiental e geração de renda. Cerca de 100 profissionais são aguardados para o evento.
A participação no Simpósio é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no próprio local. No dia 30 (quarta-feira), as palestras começam às 14h30, após a abertura feita pelo Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem. Já no dia 31, as atividades têm início às 9h.
Realizado pela FIPERJ e pela SEAPPA, com correalização da Prefeitura de Italva, o evento tem apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), ambas também vinculadas à Secretaria.
“Queremos convidar a todos os pescadores artesanais e profissionais, e também aos aquicultores, a participar desse evento, que irá fomentar, esclarecer dúvidas e incrementar a cadeia produtiva do setor, em especial, no Norte e Noroeste Fluminense”, afirma Ricardo Ganem. “Quero, também, agradecer à SEAPPA e à Prefeitura de Italva, assim como às vinculadas Emater e Pesagro, que não mediram esforços para apoiar nosso evento”.
A sede da Emater Rio em Italva fica na Rodovia BR 356, Km 78. Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas pelo email <simposio2022.fiperj@gmail.com>.
Confira a programação completa de palestras:
Dia 30
14:00 – Abertura (Ricardo Ganem, Presidente da FIPERJ)
14:30 – Panorama Geral da Aquicultura Continental: Sistemas de Cultivo e Principais Espécies Cultivadas (Jandyr de Almeida Rodrigues Filho)
15:30 – Geração de Lucro na Atividade Aquícola (Ramon de Sousa Rego)
Dia 31
09:00 – Início dos Trabalhos
09:30 – Legalização do Pescador Artesanal (Luis Bernabé Castillo)
10:30 – Criação de Camarão Marinho no Interior do Rio de Janeiro (Luiz Henrique Sousa Salgado)
12:00 – Intervalo
13:30 – Criação de Tilápias em Tanque-Rede (Silvio Akira Uehara)
15:00 – Simplificação do Licenciamento Ambiental para Piscicultores (Guilherme Moreira)