A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem intensificando o trabalho de telamento (cobertura de caixas d´água) em bairros e distritos.
Na manhã da última terça-feira, 19, agentes de combate a endemias encontraram uma cobra dentro de uma caixa d´água, em uma residência na Estrada do Pau Ferro, quando realizavam o trabalho de rotina de visita domiciliar.
De acordo com informações do agente de combate a endemias Marcelo Camilo, ele já havia vistoriado todo o quintal da casa, só faltava inspecionar a caixa d’água, para saber se ela estava bem tampada, e não oferecia perigo de se tornar um potencial depósito para a proliferação das larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
“Assim que nos aproximamos da caixa e removemos a tampa, vimos uma cobra lá dentro. Capturamos o réptil que tinha em torno de 70cm, colocamos em um recipiente seguro e soltamos em uma mata afastada das residências. Conforme a análise dos técnicos da CVAS, provavelmente se trata de uma cobra da espécie muçurana nigra, sem veneno, bem adaptada à água, uma espécie que se alimenta de sapos, rãs e roedores”, comenta o agente.
ALERTA SOBRE COBERTURA EM CAIXAS D´ÁGUA
Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, faz um alerta para que as caixas tenham coberturas e que possam ser bem tampadas.
“Às vezes, nossos agentes relatam experiências com animais peçonhentos e venenosos, como aranhas, escorpiões, e até mesmo cobras. As pessoas precisam dar mais atenção a limpeza dos quintais, caixas d’água, cisternas e até mesmo o interior de suas casas. É preciso evitar acumular inservíveis, que quando não servem para criadouros do mosquito, servem para criadouros de outros animais. Precisamos ter cuidado com a integridade dos agentes e a população pode ajudar nesse sentido. Graças a Deus, nesse episódio, ninguém se feriu”, finaliza o coordenador.
FALE COM A CVAS
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).
O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.
Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.
Fonte: Decom Itaperuna