A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) esteve nesta semana, realizando o trabalho de telamento (cobertura de caixas d´água) em bairros e distritos, dentre eles, Aeroporto e no distrito de Raposo.

O combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus) segue a todo vapor, com uma série de ações simultâneas, como explica Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS.

“No dia a dia, temos equipes de trabalho espalhadas pelos bairros e distritos, realizando visitas domiciliares, verificando a situação de quintais e residências, eliminando possíveis criadouros do mosquito, além de realizar trabalho de conscientização junto aos cidadãos. É importante destacar que também temos uma equipe de Educação em Saúde, que realiza palestras em escolas, associação de bairros e em outros espaços, orientando as pessoas, como elas podem nos ajudar nessa guerra contra o mosquito”, reforça o coordenador.

Adriano ainda lembrou que bastam 10 minutos por semana, para uma verificação nos quintais e dentro de casa, a fim de identificar água parada e, consequentemente, eliminar esse possível depósito.

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, FALE COM A CVAS!

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

Fonte: Decom Itaperuna

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here